A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18107

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítico-transformadora, Educação Profissional e Tecnológica, Investigação temática, Temas geradores

Resumo

O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Gladis Teresinha Slonski, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis-continente.

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e PhD em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

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Publicado

07.09.2022

Como Citar

Gladis Teresinha Slonski, & Juliana Rezende Torres. (2022). A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18107

Edição

Seção

Paulo Freire e Educação Ambiental