Percepção da Educação Ambiental em currículos de licenciatura: implicações para a formação docente na Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.16629

Palavras-chave:

Currículo. Educação Ambiental. Formação Docente., Curriculum. Environmental Education. Teacher Training., Currículo. Educación Ambiental. Formación Docente.

Resumo

O presente estudo buscou compreender como a Educação Ambiental é abordada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Para tanto, o estudo qualitativo ancorou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) para a análise dos currículos de licenciaturas ofertadas no Campus Prof. Alberto Carvalho. Dessa forma, foram estabelecidas categorias a priori e a posteriori que foram analisadas e interpretadas à luz da literatura específica referente a Currículo, Educação Ambiental e Formação Docente sob a égide da Teoria Crítica. Os resultados desvelaram que a Educação Ambiental é abordada, majoritariamente, de maneira implícita nos componentes curriculares, bem como há a predominância da tendência conservacionista. Além disso, percebeu-se que a dimensão ambiental é ausente em alguns cursos como Letras-Português e Matemática. A investigação revelou ainda que é necessária uma reformulação visando a inserção da transversalidade e da dimensão ambiental nas diversas áreas da formação docente.

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Biografia do Autor

Marynara Costa Santos Marynara, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

27.06.2022

Como Citar

Marynara, M. C. S., & Mônica Andrade Modesto. (2022). Percepção da Educação Ambiental em currículos de licenciatura: implicações para a formação docente na Universidade Federal de Sergipe. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.16629