(Trans)Formação à luz da Educação Ambiental
relato de experiência de uma docente acerca do processo de desenvolvimento do projeto Ecobeanplast
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22522Palavras-chave:
Bioplástico, Iniciação Científica, Problemáticas SocioambientaisResumo
No contexto escolar, o tratamento de problemáticas socioambientais pode contribuir para a (trans)formação dos sujeitos através da articulação entre a Educação Ambiental (EA) e a Iniciação Científica (IC). O presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma docente da Educação Básica sobre o desenvolvimento do projeto Ecobeanplast à luz da EA. A pesquisa está apoiada na abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência. O Ecobeanplast contou com a participação de três estudantes do Ensino Médio e dois professores, com o objetivo de produzir um bioplástico a partir da folha de feijão. As discentes se envolveram em várias ações, com a realização de pesquisas em plataformas acadêmicas, momentos destinados à leitura e discussão de textos, produção do material escrito, experimentação e participação em feiras científicas. Desenvolveram habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, ao pensamento crítico, à resolução de problemas e às reflexões sobre a complexidade das problemáticas socioambientais.
Downloads
Referências
ANTUNES, Maria Helena. Educação Ambiental e Metodologias ativas: caminhos e perspectivas. 2020. 375f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16022021-115104/publico/MARIA_HELENA_ANTUNES_rev.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
BARBOSA, Andreza; FERNANDES, Maria José da Silva; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; AGUIAR, Thiago Borges de. Tempo de trabalho e de ensino: composição da jornada de trabalho dos professores paulistas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 12, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/CKkcb8c8Jt4wNwhvVsqSptm/. Acesso em: 5 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147235807
BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pnea.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br. Acesso em: 5 jun. 2024.
GOMES, Róger Walteman. Por uma educação ambiental crítica/emancipatória: dialogando com alunos de uma escola privada no Município de Rio Grande/RS. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36 n. 3, p. 430-440, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/1317. Acesso em: 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X13171
GONÇALVES, Hewellynn Maytssa Batista; VIANA, Gezanna Luiza Andrade; SANTANA, Rayka Nobre Santana; Santos, Tatiane da Silva; ALVES, Alisson Diego de Oliveira. Ecobeanplast: uma alternativa sustentável produzida com a folha do feijão. In: LOPES, Roseli de Deus; FICHEMAN, Irene Karaguilla; SAGGIO, Elena (Orgs.). XXII Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), São Paulo, Anais... Escola Politécnica (EPUSP), 2024. p. 447.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/adustina.html. Acesso em: 3 maio 2024.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, v. 2, n. 11, p. 189-206, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, n. 1, v. 17, p. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44220003500
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência e Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dnDQYDqzr4SnwnQQbCs7D5r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180030004
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NASCIMENTO, Marcia Regina Barbosa do; SOUSA, Isabela Cabral Félix de. As contribuições das Feiras de Ciências para abordagem das questões ambientais. In: SOUZA, Claudia Tereza Vieira de; VIANNA, Deise Miranda: OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves de (Orgs.). Produção de conhecimentos em práticas educativas em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda, 2023. p. 151-167.
OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; BAZZO, Walter Antonio. A iniciação científica na formação dos estudantes do ensino médio. Debates em educação, v. 11, n. 24, p. 453-473, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6899/pdf. Acesso em: 11 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p453-473
SILVA, Amanda Maria Soares. Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 130-141, jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/535. Acesso em: 11 set. 2024.
TOMAÉL, Maria Inês; CATARINO, Maria Elisabete; VALENTIM, Marta Ligia Pomim; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de; SILVA, Terezinha Elisabete da; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SELMINI, Daniela; MONTANARI, Fabiana Ramos; YAMAMOTO, Silvia. Fontes de Informação na Internet: acesso e avaliação das disponíveis nos sites das Universidades. Ensaios Abp, São Paulo, p. 1-14, 2000. Disponível em: https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/anais_anterior/XI-SNBU/Dados/TrabLiv/t138.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Sergipana de Educação Ambiental

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).