(Trans)Formação à luz da Educação Ambiental

relato de experiência de uma docente acerca do processo de desenvolvimento do projeto Ecobeanplast

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22522

Palavras-chave:

Bioplástico, Iniciação Científica, Problemáticas Socioambientais

Resumo

No contexto escolar, o tratamento de problemáticas socioambientais pode contribuir para a (trans)formação dos sujeitos através da articulação entre a Educação Ambiental (EA) e a Iniciação Científica (IC). O presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma docente da Educação Básica sobre o desenvolvimento do projeto Ecobeanplast à luz da EA. A pesquisa está apoiada na abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência. O Ecobeanplast contou com a participação de três estudantes do Ensino Médio e dois professores, com o objetivo de produzir um bioplástico a partir da folha de feijão. As discentes se envolveram em várias ações, com a realização de pesquisas em plataformas acadêmicas, momentos destinados à leitura e discussão de textos, produção do material escrito, experimentação e participação em feiras científicas. Desenvolveram habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, ao pensamento crítico, à resolução de problemas e às reflexões sobre a complexidade das problemáticas socioambientais.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Graduada em Ciências Biológicas pela UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/UFS/CNPq). Professora da rede estadual da Bahia.

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Publicado

17.05.2025

Como Citar

Santos, T. da S. (2025). (Trans)Formação à luz da Educação Ambiental: relato de experiência de uma docente acerca do processo de desenvolvimento do projeto Ecobeanplast. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22522

Edição

Seção

Fluxo contínuo