Guaranização of science education:

paths to “buen vivir” in involvement with the Morro dos Cavalos community

Authors

  • Raíza PADILHA SCANAVACA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eunice Antunes Centro de Formação Tataendy Rupa
  • Suzani CASSIANI Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14397

Keywords:

Bem viver. Science Education. Guarani.

Abstract

This article is based on an action research in the elaboration of the Territorial and Environmental Management Plan of Morro dos Cavalos with the Guarani community. We seek to understand concepts such as: "environment", "nature", "life", "territory" and pedagogical practices for science education. With this, we perceive the need to “guaranizar” the sciences to build new civilizing values that confront coloniality, capitalism and build the search for freedom of all forms of life, the nhandereko Guarani, or the “well living”, merged by people from Latin America. Changes in "form" and "content" are pointed out as necessary. Language, the importance of words, concepts, the body, movement, conflicts of rationality that seeks an anti-racist education and involved with the whole

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Author Biographies

Raíza PADILHA SCANAVACA , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição. Membra do grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação e colaboradora do Centro de Formação Tataendy Rupã da terra indígena Morro dos Cavalos. 
 

Eunice Antunes , Centro de Formação Tataendy Rupa

Formada em Licenciatura Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina, membra do Centro de Formação Tataendy Rupa. Liderança Guarani Mbya de Santa Catarina e da Articulação de Povos Indígenas do Brasil.

Suzani CASSIANI , Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. É licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior (2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Foi professora na rede pública do Estado de São Paulo, durante 12 anos (1988 a 1996). Na UFSC, atuou na gestão na Pró-Reitoria de Graduação e do PPGECT. Coordenou projetos nacionais em rede (Observatório da Educação, Prodocência e Procad) e projetos internacionais especialmente com o Timor-Leste(Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES, Pró Mobilidade Internacional, Projeto Internacionalização da UFSC), pela CAPES e CNPq. É coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. Sua área de investigação envolve estudos discursivos relacionados à formação de professores, efeitos de colonialidade e pedagogias decoloniais na educação em ciências. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), desde 2015. Atualmente é editora assistente da Revista Portuguesa de Educação em Ciências.

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Published

2020-10-29

How to Cite

PADILHA SCANAVACA , R., Antunes , E. ., & CASSIANI , S. . (2020). Guaranização of science education:: paths to “buen vivir” in involvement with the Morro dos Cavalos community. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14397

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