Guaranização de la educación científica

caminos para el buen vivir en la participación de la comunidad Morro dos Cavalos

Autores/as

  • Raíza PADILHA SCANAVACA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eunice Antunes Centro de Formação Tataendy Rupa
  • Suzani CASSIANI Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14397

Palabras clave:

Bien Vivir. Educación Científica. Guaraní.

Resumen

Este artículo se basa en una investigación-acción en la elaboración del Plan de Manejo Territorial y Ambiental de Morro dos Cavalos con la comunidad Guarani. Buscamos comprender conceptos como: "ambiente", "naturaleza", "vida", "territorio" y prácticas pedagógicas para la educación científica. Con eso, señalamos la necesidad de “guaranizar” las ciencias en construcción en nuevos valores civilizadores lucha contra la colonialidad, el capitalismo y construyan a libertad de todas las formas de vida, el nhandereko Guarani, o el “bien vivir”, se fusionó por los originarios de latinoamérica. Los cambios de "forma" y "contenido" se señalan como necesarios. El lenguaje, la importancia de las palabras, los conceptos, el cuerpo, el movimiento, los conflictos de racionalidad que busca una educación antirracista e implicada con el todo.

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Biografía del autor/a

Raíza PADILHA SCANAVACA , Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela mesma instituição. Membra do grupo Discursos da Ciência e Tecnologia na Educação e colaboradora do Centro de Formação Tataendy Rupã da terra indígena Morro dos Cavalos. 
 

Eunice Antunes , Centro de Formação Tataendy Rupa

Formada em Licenciatura Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina, membra do Centro de Formação Tataendy Rupa. Liderança Guarani Mbya de Santa Catarina e da Articulação de Povos Indígenas do Brasil.

Suzani CASSIANI , Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. É licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior (2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Foi professora na rede pública do Estado de São Paulo, durante 12 anos (1988 a 1996). Na UFSC, atuou na gestão na Pró-Reitoria de Graduação e do PPGECT. Coordenou projetos nacionais em rede (Observatório da Educação, Prodocência e Procad) e projetos internacionais especialmente com o Timor-Leste(Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES, Pró Mobilidade Internacional, Projeto Internacionalização da UFSC), pela CAPES e CNPq. É coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. Sua área de investigação envolve estudos discursivos relacionados à formação de professores, efeitos de colonialidade e pedagogias decoloniais na educação em ciências. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), desde 2015. Atualmente é editora assistente da Revista Portuguesa de Educação em Ciências.

Citas

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Publicado

2020-10-29

Cómo citar

PADILHA SCANAVACA , R., Antunes , E. ., & CASSIANI , S. . (2020). Guaranização de la educación científica: caminos para el buen vivir en la participación de la comunidad Morro dos Cavalos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14397

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