Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental

uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19108

Keywords:

Materiais didáticos. Abordagem metodológica. Meio ambiente

Abstract

Based on a systematic literature review, this study describes the importance of using didactic materials for teaching environmental education. It aims to analyze and discuss the exiguity and relevance that the didactic materials exert in the teaching-learning process of environmental education based on the analysis of CAPES and BDTD dissertations and theses. The systematic review procedures allowed selecting, between the years 2012 to 2022, four works that met the research objectives. Upon analysis, it was found that the use of didactic materials, enables greater engagement of students, leading to significant learning, as for teachers, classes become practical and contextualized. Thus, it was noticed that the inopity of teaching materials is linked to work overload and lack of professional qualification, even though it is characterized as a motivating instrument for student learning and to help teachers in their pedagogical practice.

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Author Biographies

Felipe Augusto Marques de Freitas , Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Graduado em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela UERN. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de 2018 -2020 ). Atualmente bolsista CAPES

Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Professora Adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Campus de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, água produzida, aplicação na indústria do petróleo, hidroquímica, campos maduros, petroquímica e biocombustíveis.

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Published

2024-05-17

How to Cite

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Felipe Augusto Marques de Freitas, & Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo. (2024). Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–31. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19108

Issue

Section

Fluxo contínuo

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