Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19108Keywords:
Materiais didáticos. Abordagem metodológica. Meio ambienteAbstract
Based on a systematic literature review, this study describes the importance of using didactic materials for teaching environmental education. It aims to analyze and discuss the exiguity and relevance that the didactic materials exert in the teaching-learning process of environmental education based on the analysis of CAPES and BDTD dissertations and theses. The systematic review procedures allowed selecting, between the years 2012 to 2022, four works that met the research objectives. Upon analysis, it was found that the use of didactic materials, enables greater engagement of students, leading to significant learning, as for teachers, classes become practical and contextualized. Thus, it was noticed that the inopity of teaching materials is linked to work overload and lack of professional qualification, even though it is characterized as a motivating instrument for student learning and to help teachers in their pedagogical practice.
Downloads
References
CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS, 2011. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm . Acesso em: 21 de março de 2023.
BRASIL. [Decreto(2002)]. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm. Acesso em: 21 de março de 2023.
GALVÃO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M.A.; Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2004.
GALVÃO, T. F; PEREIRA, M. G. Revisões Sistemáticas da Literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde. v.23 n.1 Brasília mar. 2014.
GAMA, S. E. S.; BRIDI, V. L. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: dificuldades, desafios, recursos didáticos epercepções. Revista Educação Pública, v. 21, nº 27, 20 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/27/educacao-ambiental-no-ensino-fundamental-dificuldades-desafios-recursos-didaticos-e-percepcoes
GARRIDO, L. S. A. Percepção de meio ambiente por alunos do ensino fundamental com referência na educação ambiental crítica. Dissertação (mestrado) –Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro. 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002.
GUIMARÕES. M. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005
LANES, D M.; MIRANDA, J. C.; ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de. Recursos didáticos e Educação Ambiental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 22, 14 de junho de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/22/recursos-didaticos-e-educacao-ambiental
BRASIL [Política Nacional de Educação Ambiental (1999)]. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. 1999
BRASIL [Política Nacional do Meio Ambiente (1981)]. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 22 de março de 2023.
LOUREIRO, C. F. B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
MARTINS, J. Metodologia da pesquisa cientifica. Editora Dowbis. 2017.
MELO, K. V. Ambientes Recifais- o que sabem e como ensinam os docentes: investigando estratégias visando mudanças paradigmáticas e de atitudes através de formação continuada. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife. 2012.
NASCIMENTO, G. M. et al. A cartilha como instrumento de apoio didático: uma abordagem sobre os invertebrados da caatinga. Revista Brasileira de Educação Ambiental Revbea, São Paulo, V. 15, Nº 6: 17-51, 2020.
BRASIL.[Parâmetros(1998)]. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/ SEF, 1998.
RANGEL, T. R.; MIRANDA, A. C. Atividade lúdica como inserção da educação ambiental no ensino fundamental. Revista Educação Ambiental Ação. Volume XXI, Número 81. 2018.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. Ebook. São Paulo: Brasiliense, 2017. (Coleção Primeiros Passos).
SAMPAIO, R. F; MARCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
SANCHES, D. G. R. Educação ambiental e a práxis docente: analisando a TV multimidia no contexto escolar. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciências e a Matemática. Maringá. 2012.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: Infância e Práticas Educativas. Arq. Mudi, v. 11, supl. 2, p. 110-114, 2007.
VIEIRA, M. F.; SECO, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Brazilian Journal of Computers in Education -Revista Brasileira de Informática na Educação –RBIE, v. 28, p. 1013 –1031. DOI: 10.5753/RBIE.2020.28.0.1013. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).