Educação Ambiental Crítica e Filosofias Africanas na planície quaternária do Rio Doce
festas e brincadeiras em devoção a São Benedito enquanto epistemologias ecológicas
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19734Keywords:
African philosophies. Sapê do Norte. anti ecologismAbstract
Propomos uma bibliografia inicial para reconhecer, discutir e analisar o fazer filosófico de tradições africanas e indígenas presentes na planície quaternária do Rio Doce, localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo, recortando especificamente as cidades de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Deduz-se que tais tradições filosóficas — em especial, a cosmologia Bantu-Kongo, verificada nas festas e manifestações culturais das chamadas brincadeiras em devoção a São Benedito, compreendidas enquanto epistemologias geradas pela auto-organização política dos brincantes quilombolas do Sapê do Norte — possam auxiliar educadores(as) ambientais em sua prática docente crítica, bem como nas modalidades pedagógicas emancipadoras e contra-hegemônicas, como a educação do campo e quilombola.
Downloads
References
ADI, Hakim. Pan-Africanismo: uma história. Tradução, notas e prefácio: Mario Soares Neto. Salvador: EDUFBA, 2022
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. Editora Brasiliense, 1987.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, DF: Presidência da República. [2020]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso: 29 set. 2023.
BRASIL. Relatório Técnico de Identificação e Delimitação da Comunidade Remanescente de Quilombo de Serraria e São Cristóvão. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [INCRA]. Município de São Mateus/ES. Vitória, Espírito Santo [2006].
BRASIL. Lei Federal 10.639/2003: Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Presidência da República. 2003. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 29 set. 2023.
CABRERA, Lydia. A Mata: notas sobre as Religiões, a Magia, as Superstições e o Folclore dos Negros Criollos e o Povo de Cuba. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
DANTAS, Luis Thiago Freire. Filosofia desde África: perspectivas descoloniais. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Tradução: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DOMICIANO, Shirlene Joaquim Reollo. Fazer cerâmico: caminho para transdisciplinaridade nas escolas do campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo. São Mateus, 2018.
EPEA. XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2003. Disponível em: <https://epeabahia2023.uefs.br/>. Acesso em: 29 set. 2023.
FERREIRA, Simone Raquel Batista. “Donos do lugar”: A geo-grafia negra e camponesa do Sapê do Norte - ES. Revista Geografares, nº 8, 2010. DOI: https://doi.org/10.7147/GEO8.1298
FERREIRA, Simone Raquel Batista. Diálogo de Saberes: potencialidades teóricas e metodológicas do conhecimento quilombola para as atividades de ensino no norte do Espírito Santo. Kiri-kerê; Pesquisa em Ensino, Dossiê n. 1, dez. 2018.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Aproximações Brasileiras às Filosofias Africanas: Caminhos desde uma Ontologia Ubuntu: Brasília, Revista UFS, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/5698/4852>. Acesso em: 24/04/2019. DOI: https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v9i21.5698
FORDE, Gustavo Henrique Araújo. Vozes negras na história da educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002). Campos dos Goytacazes, RJ : Brasil Multicultural, 2018.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução: Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2004.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 2008, posto online no dia 01 outubro 2012. Disponível em: <http://journals.openedition.org/rccs/699>. Acesso em: 11 nov. 2019.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio: Eduardo Viveiros de Castro. 1 ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2 ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2020.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. 1 ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2022.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Antiecologismo no Brasil: reflexões ecopolíticas sobre o modelo do desenvolvimentismo extrativisto-predatório e a desregulação ambiental-pública. In: OLIVEIRA, MM.D.; MENDES, M.; HANSEL, C.M.; DAMIANI, S. (Orgs.). Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. Caxias do Sul, RS : Educs, 2017. p.325-356. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/download/16812/15112/52647>. Acesso em: 29 set. 2023.
MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades. Fortaleza: Imprece, 2019.
MACIEL, Cleber. Negros no Espírito Santo. Organização: Osvaldo Martins de Oliveira. 2 ed. Vitória, (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016.
MAESTRI, Mário. A aldeia ausente: índios, caboclos, cativos, moradores e imigrantes na formação da classe camponesa brasileira. In: STEDILE, João Pedro (introdução e organização). A questão agrária no Brasil: o debate na esquerda 1960-1980. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2016. v. 2, p. 217-276.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória: Santa Maria, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881>. Acesso em: 29 set. 2023.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Espírito Santo indígena: Conquista, trabalho, territorialidade e autogovernos dos índios, 1798-1860. 1. ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2017.
MOSÉ, Viviane. Nietzsche e a grande política da linguagem. Petrópolis, RJ : Vozes, 2018.
OJÚ, Eduardo. Tambor dialético: o barro pensa, a forma, o tempo é quem dá. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário Norte da Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2023.
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de. Comunidades quilombolas no Estado do Espírito Santo: conflitos sociais, consciência étnica e patrimônio cultural. Ruris, v. 5, nº 2, setembro, 2011. DOI: https://doi.org/10.53000/rr.v5i2.1469
OLIVEIRA, O. M de. Quilombos e demarcadores de identidades: Análise sucinta de três casos no Estado do Espírito Santo. Revista Ambivalências, v. 4, nº 7. p. 10-41, Jan-Jun, 2016. DOI: https://doi.org/10.21665/2318-3888.v4n7p10-41
OLIVEIRA, O. M de. Quilombos: Memória social e metáforas dos conflitos Comunidades do Sapê do Norte, Espírito Santo. In: ALMEIDA et al (orgs.). Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UEA Edições, 2010. (Cadernos de debates Nova Cartografia Social 2)
PEÇANHA, Cinézio Feliciano. Gingando na linha da Kalunga: Capoeira Angola, Engolo e a construção da Ancestralidade. 2019. Tese (Doutorado Multi-institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento-IFBA) Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8272339>. Acesso em: 29 set. 2023.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), Buenos Aires, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
SANTOS, Sofia Maria Valente Simões dos. São Mateus: do lugar à vila. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 2017. Disponível: <https://repositorio.ufes.br/handle/10/10051>. Acesso: 29 set. 2023.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese (Estudos da Tradução) - Universidade de São Paulo. São Paulo. 233 f. 2019
SERAFIM, Olindina Cirilo Nascimento. Proposta de educação quilombola para as escolas das comunidades quilombolas do Sapê do Norte. In: XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória-ES. Cadernos ANPAE. Rio de Janeiro: Imprinta Express Gráfica Editora Ltda. v. 7. p. 11-288, 2009.
SERAFIM, O. C. N. O caminho do quilombo: histórias não contadas na educação escolar quilombola: território do Sapê do Norte-ES. 1. ed. - Curitiba : Appris, 2020.
TEIXEIRA, João Luiz da Cunha; TEIXEIRA, Marcos da Cunha. Uma paisagem, um ambiente, um lugar, um território cultural: a planície costeira do Rio Doce na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. São Mateus-ES: Projeto Comunidade Participativa, 2020.
VALIM, Hauley. Religião e etnicidade: O herói Caboclo Bernardo e a construção da identidade étnica na Vila de Regência Augusta - ES. Universidade Metodista de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Mestrado). São Bernardo do Campo, 2008.
VIANA, Thais Cristina Ximenes; ARAUJO, Débora Cristina. Filosofia Africana em diálogo com produções culturais infantojuvenis e brincadeiras com temáticas afro-brasileiras, em especial produzidas ou comuns no Espírito Santo. In: Anais da Jornada de Iniciação Científica da UFES. V. 11. Vitória: PRPPG, 2020.
VIANA, Thais Cristina Ximenes; ARAUJO, Débora Cristina. O corpo como conceito a partir de uma Filosofia Africana e Afrodiaspórica. In: Anais da Jornada de Iniciação Científica da UFES. V. 12. Vitória: PRPPG, 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).