As Reflexões Afro-pindorâmicas como perspectiva para a descolonização da Educação Ambiental

Autores

  • Mariana Moraes de Miranda Montenegro Martins UNIRIO
  • Marcelo Aranda Stortti Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias
  • Celso Sanchez UNIRIO
  • Luiz Rufino UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19738

Palavras-chave:

Conhecimento, Descolonização, Educação Ambiental, Ontologia, Perspectivismo.

Resumo

Este trabalho discute presenças/saberes emergentes ao considerar perspectivas não dominantes que estão contribuindo com a crítica ao colonialismo na Educação Ambiental. Tendo como ponto de partida as noções de afroperspectivismo, terrexistência e perspectivismo ameríndio, e as obras do pensador quilombola Nêgo Bispo e do xamã Davi Kopenawa Yanomami, pretendemos apresentar a ideia do perspectivismo afro-pindorâmico. Consideramos, neste intento, a necessária contextualização do debate socioambiental às realidades do Sul global e a importância da dimensão da biosociodiversidade como valor central no enfrentamento do trauma colonial e seu desencantamento como máquina de guerra. Assim, propomos o encontro com as cosmovisões africanas e indígenas como "alter-nativas" para a construção de uma educação descolonizadora, e para pensarmos caminhos de superação das armadilhas paradigmáticas da colonialidade na educação ambiental.

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Biografia do Autor

Marcelo Aranda Stortti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias

Sou professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias. Desenvolvo pesquisas nas áreas de educação meio ambiente e saúde publica. Atualmente desenvolvo pesquisas com conflitos socioambientais, educação ambiental,formação inicial e continuada de professores,  desenvolvimento de produtos pedagógicos (jogos, atividades lúdicas e tecnológicas etc) questões epidemiológicas com grandes complexos industriais e a Redução de Riscos de Desastres Naturais e tecnológicos-científicos.

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Publicado

27.10.2023 — Atualizado em 27.10.2023

Como Citar

Moraes de Miranda Montenegro Martins, M., Aranda Stortti, M., Sanchez, C., & Rufino, L. (2023). As Reflexões Afro-pindorâmicas como perspectiva para a descolonização da Educação Ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19738

Edição

Seção

Fluxo contínuo