As Reflexões Afro-pindorâmicas como perspectiva para a descolonização da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19738Palavras-chave:
Conhecimento, Descolonização, Educação Ambiental, Ontologia, Perspectivismo.Resumo
Este trabalho discute presenças/saberes emergentes ao considerar perspectivas não dominantes que estão contribuindo com a crítica ao colonialismo na Educação Ambiental. Tendo como ponto de partida as noções de afroperspectivismo, terrexistência e perspectivismo ameríndio, e as obras do pensador quilombola Nêgo Bispo e do xamã Davi Kopenawa Yanomami, pretendemos apresentar a ideia do perspectivismo afro-pindorâmico. Consideramos, neste intento, a necessária contextualização do debate socioambiental às realidades do Sul global e a importância da dimensão da biosociodiversidade como valor central no enfrentamento do trauma colonial e seu desencantamento como máquina de guerra. Assim, propomos o encontro com as cosmovisões africanas e indígenas como "alter-nativas" para a construção de uma educação descolonizadora, e para pensarmos caminhos de superação das armadilhas paradigmáticas da colonialidade na educação ambiental.
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