Pesquisa ação e aprendizagem significativa

diálogos para apropriação de saberes na Educação do Campo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15563

Mots-clés :

Água e Sustentabilidade. Conteúdos estruturantes. Extensão. Licenciatura.

Résumé

O estudo constitui o recorte de pesquisa de mestrado, com o objetivo de descrever os encaminhamentos de um curso de extensão, desenvolvidos com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. A argumentação central é a pesquisa ação, como ferramenta para uma aprendizagem significativa, aplicando o tema gerador Água e Sustentabilidade. Vivencias compuseram um protocolo em seis etapas: I)-Diálogo inicial, II)-Realidade territorial e planejamento, III)-Fase de campo, IV)-Parâmetros físicos e químicos da água, V)-Biomonitoramento e índice BMWP’ e VI)-Diálogos finais e perspectivas de aplicação. Esse caminho ofereceu aos licenciandos subsídios para o enfrentamento dos desafios pedagógicos da prática docente. Os diálogos, aliados a aplicação dos conhecimentos em atividades práticas, balizados pelos conteúdos estruturantes da Biologia, Física e Química garantem a pertinência da trilogia Ensino, Pesquisa e Extensão. Oportunizando aos atores desta aprendizagem significativa um movimento de ações e reflexões sobre o ensinar e aprender.

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Bibliographies de l'auteur

Edinalva Oliveira, UFPR

Doutora em Ciências Biológicas - Área de concentração: zoologia

Carlos Augusto dos Santos Faias Junior

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ensino de Ciências Ambientais, Técnico administrativo em Educação – Engenheiro Área – Laboratórios Didáticos da UFPR

 

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Publiée

2021-05-20

Comment citer

Vieira Gusmão Lopes, C., Oliveira, E., & dos Santos Faias Junior, C. A. (2021). Pesquisa ação e aprendizagem significativa: diálogos para apropriação de saberes na Educação do Campo. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15563

Numéro

Rubrique

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental