Ensino híbrido na escola e no manguezal

modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-se

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DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15607

Mots-clés :

Autonomia. Metodologias ativas. Protagonismo estudantil.

Résumé

A aplicação de estratégias metodológicas inovadoras, em sala de aula, é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem referente à Educação Ambiental (EA) voltado para a análise de degradação dos ecossistemas, a exemplo dos manguezais. Os manguezais recebem influências antrópicas devido à ocupação do seu entorno, que ocasionam vários impactos socioambientais que afetam tanto o próprio manguezal quanto a comunidade local. O artigo visa a analisar como o Modelo de Rotação por Estações estimula a autonomia e o protagonismo estudantil, durante o processo de ensino e aprendizagem sustentado pela EA crítica, a partir do estudo dos impactos socioambientais nos manguezais de Aracaju-Se. Dessa forma, a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi estruturada nas seguintes etapas pedagógicas: roda de conversa, Brainstorming e Modelo de Rotação por Estações. Durante as atividades, os alunos dialogaram sobre a temática, responderam à questão norteadora e, em grupos, desenvolveram as propostas contidas nas cinco estações distribuídas na sala de aula e em outros espaços da escola. Os resultados demonstram a relevância de práticas pedagógicas híbridas na formação de sujeitos críticos e reflexivos. A articulação desses elementos pode auxiliar na construção de um novo modelo de racionalidade socioambiental, voltado para a conservação de ambientes naturais, como os manguezais.

 

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Bibliographies de l'auteur

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra, da Universidade Federal de Sergipe, Campus do Sertão, Nossa Senhora da Glória-SE e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas – GEPIMA/UFS/CNPq. E-mail: sindiany@academico.ufs.br

Maria do Socorro Ferreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Profª Associada do Departamento de Geografia da UFS e da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Pesquisadora do GEOPLAN/CNPq/UFS. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas – GEPIMA/UFS/CNPq.  E-mail: ms.ferreira.s@hotmail.com.

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Publiée

2021-05-24

Comment citer

Lima, S. N. G., Santos, S. S. C. dos, & Silva, M. do S. F. da. (2021). Ensino híbrido na escola e no manguezal: modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-se. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15607

Numéro

Rubrique

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental