Entre a "oportunidade" e a passagem da "boiada"
mídia, discurso e educação científica e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14435Palavras-chave:
alfabetização científica, educação ambiental crítica, Educação em Direitos Humanos, análise do discurso.Resumo
Durante a reunião ministerial realizada no dia 22 de abril de 2020 o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, proferiu um discurso que gerou intensas discussões em nível nacional e internacional. O presente artigo analisa como as mídias potencializaram a naturalização dos efeitos de sentidos sobre o agir político do discurso do Ministro Salles e as suas implicações para uma leitura crítica, indispensável para a formação de sujeitos de direitos e a promoção de alfabetização científica. O corpus de análise é composto de artigos publicados nos Jornais O Globo, Folha de São Paulo, Estadão e Zero Hora, utilizando a Análise do Discurso franco-brasileira. Na análise do discurso do Ministro propusemos o entrelaçamento dos fios dos pressupostos teóricos da Alfabetização Científica, da Educação Ambiental Crítica e da Educação em Direitos Humanos.
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