Percepção, riscos e escolas

educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19070

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Percepção de Risco, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Os riscos ambientais afetam negativamente o cotidiano dos citadinos. Em alguns casos as pessoas não percebem esses riscos, mesmo vivenciando os processos de degradação por eles provocados. A educação ambiental pode ser entendida como um instrumento de sensibilização sobre os riscos ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo verificar de que forma as escolas localizadas nos arredores dos riscos geofísicos (voçorocas e movimento de massa) integram em seus currículos projetos voltados à educação ambiental referentes a riscos ambientais. Para tanto, recorreu-se metodologicamente à análise documental. Como resultado verificou-se ausência nos PPP de propostas de educação ambiental e percepção de risco ambiental. Os documentos não abordam problemas ambientais que margeam as escolas ou as moradias dos escolares e não propõem ações educativas sobre os riscos. É preciso sensibilizar a equipe das escolas, a comunidade e os escolares da importância ambiental e social da percepção de risco, pois ela possibilita orientar tomadas de decisões da comunidade.

Palavras Chaves: Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Percepção de Risco. Projeto Político Pedagógico.

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Publicado

27.10.2023

Como Citar

Tavares, G., & Souza Borges França , C. (2023). Percepção, riscos e escolas: educação ambiental nos arredores dos riscos geofísicos. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–15. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19070

Edição

Seção

Fluxo contínuo