Tecnologias inovadoras de orientação vocacional trabalho em instituições de ensino médico superior (experiência ucraniana e estrangeira)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16901Palavras-chave:
Ensino médico superior, Tecnologia da Informação, Serviços educativosResumo
O artigo destaca a experiência da organização de orientação profissional em instituições médicas ucranianas e estrangeiras de ensino superior. Hoje dita novas realidades para a campanha de atracção de candidatos à profissão médica e a escolha de uma maior especialização por parte dos estudantes de medicina. A globalização e a informatização oferecem novas oportunidades para as universidades publicitarem os seus serviços educativos. Entre as principais tecnologias inovadoras de orientação profissional, destacam-se os seguintes algoritmos de inteligência artificial, criação de um novo tipo de conteúdo informativo envolvendo novas tecnologias de informação e comunicação, manutenção activa de páginas em redes sociais, publicidade nos media, publicidade direccionada, comunicação directa com mentores e administradores. A pandemia COVID-19 fez os seus ajustamentos, aumentando a quota de recursos da Internet como formato de orientação profissional tanto externa (escolas, faculdades) como interna (departamentos universitários e hospitais onde fazem estágios). O artigo fornece uma análise comparativa e dinâmica do número de estudantes durante os últimos três anos em diferentes universidades da Ucrânia e em diferentes especialidades. O objectivo do trabalho é analisar a eficácia da orientação profissional, tendo em conta o envolvimento de tecnologias inovadoras e a previsão de grupos promissores de agitação na universidade de medicina e a escolha dos estudantes de uma especialidade específica no sistema de saúde. A manutenção activa de páginas populares entre os jovens de especialidades médicas (medicina, psicologia médica, odontologia) contribui para uma melhor comunicação aos níveis: aplicant-universidade, estudante-universidade, mestre (bacharelato) - empregador. As tecnologias da informação permitem fornecer prontamente aos candidatos ao ensino superior informações relevantes sobre as disposições da campanha de admissão, a organização do processo educativo e as tradições da universidade, as peculiaridades do emprego posterior. Além disso, a inteligência demonstra a diferença nas abordagens à organização do cluster de agitação nas universidades ucranianas e nas universidades estrangeiras.
Downloads
Referências
Perera, H. N., & Athanasou, J. A. (2019). Introduction: An international handbook of career guidance. In International Handbook of Career Guidance (pp. 1–22). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-25153-6_1
Cherusheva, H. B., & Syniakov, А. V. (2020). Vital problems of the career guidance work in higher education establishments: The Socio-economic context. Statistics of Ukraine, 89(2–3), 107–116. https://doi.org/10.31767/su.2-3(89-90)2020.02-03.12
Dodd, V., Hanson, J., & Hooley, T. (2021). Increasing students’ career readiness through career guidance: measuring the impact with a validated measure. British Journal of Guidance & Counselling, 1–13. https://doi.org/10.1080/03069885.2021.1937515
Dolfini, L. (2020). Doctors as mentors: the need for career guidance during medical school. Postgraduate Medical Journal, 96(1136), 365. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2020-137836
Engler, A. (2021, September 14). Enrollment algorithms are contributing to the crises of higher education. Brookings. https://www.brookings.edu/research/enrollment-algorithms-are-contributing-to-the-crises-of-higher-education/
Fallavollita, P. (2017). Innovative technologies for medical education. In Human Anatomy - Reviews and Medical Advances. InTech. doi: 10.5772/intechopen.68775
Fitzenberger, B., Hillerich-Sigg, A., & Sprietsma, M. (2020). Different counselors, many options: Career guidance and career plans in secondary schools. German Economic Review, 21(1), 65–106. https://doi.org/10.1515/ger-2019-0027
Gennissen, L., Stegers-Jager, K., van Exel, J., Fluit, L., de Graaf, J., & de Hoog, M. (2021). Career orientations of medical students: A Q-methodology study. PloS One, 16(5), e0249092. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0249092
Gurantz, O., Pender, M., Mabel, Z., Larson, C., & Bettinger, E. (2020). Virtual advising for high-achieving high school students. Economics of Education Review, 75(101974), 101974. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2020.101974
Holman, J. Good career guidance (2021). Org.Uk. Retrieved December 12, 2021, from https://www.gatsby.org.uk/education/focus-areas/good-career-guidance
Hyman, J. (2020). Can light‐touch college‐going interventions make a difference? Evidence from a statewide experiment in Michigan: Can light-touch college-going interventions make a difference? Journal of Policy Analysis and Management, 39(1), 159–190. https://doi.org/10.1002/pam.22155
International trends and innovation in career guidance – Volume II. Country case studies. (n.d.). Europa.Eu. Retrieved December 12, 2021, from https://www.etf.europa.eu/en/publications-and-resources/publications/international-trends-and-innovation-career-guidance-volume
Karamitri, I., Talias, M. A., & Bellali, T. (2017). Knowledge management practices in healthcare settings: a systematic review: Knowledge Management in Healthcare: A Systematic Review. The International Journal of Health Planning and Management, 32(1), 4–18. https://doi.org/10.1002/hpm.2303
Keshf, Z., & Khanum, S. (2021). Career guidance and counseling needs in a developing country’s context: A qualitative study. SAGE Open, 11(3), 215824402110401. https://doi.org/10.1177/21582440211040119
Kramer, J. W. (2020). Experimental evidence on the effects (or lack thereof) of informational framing during the college transition. AERA Open, 6(1), 233285842090853. https://doi.org/10.1177/2332858420908536
Launikari, M., Ahlroos, N., Hagen, E., & Stefánsdóttir, D. (2020). Developing guidance competences for learning mobility. In Career and Career Guidance in the Nordic Countries (pp. 191–205). BRILL. doi: https://doi.org/10.1163/9789004428096_013
Maree, J. G. (2020). How global change necessitates innovation in career counseling: Linking economic, industrial, psychology, and career counseling waves. In Innovating Counseling for Self- and Career Construction (pp. 67–84). Springer International Publishing. https://doi:10.1007/978-3-030-48648-8_4
Maree, J. G. (2021). Innovating and contextualising career counselling for young people during the Covid-19 pandemic. Suid-Afrikaanse Tydskrif Vir Sielkunde [South African Journal of Psychology], 51(2), 244–255. https://doi.org/10.1177/0081246321999507
Ock, M., Han, Y.-J., Choi, E. Y., Pyo, J., & Lee, W. (2020). Perceptions of medical students regarding career counseling in Korea: A qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(10), 3486. https://doi.org/10.3390/ijerph17103486
Supriyanto, G., Widiaty, I., Abdullah, A. G., & Yustiana, Y. R. (2019). Application expert system career guidance for students. Journal of Physics. Conference Series, 1402(6), 066031. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1402/6/066031
Suryadi, B., Ratna Sawitri, D., Hamidah, & Hanifa, F. (2018). Career orientation of senior secondary school students. SHS Web of Conferences, 42, 00005. https://doi.org/10.1051/shsconf/20184200005
Tsekhmister, Ya., Goncharuk, D., Datsiuk, N., Tsekhmister, B., Lysenko, O. (2021). Knowledge management system in pharmaceutical healthcare sector: A conceptual research. Journal of Pharmaceutical Research International, 290–297. https://doi.org/10.9734/jpri/2021/v33i44b32679
Tsekhmister, Y., & Lysenko, O. (2018). The process of the future pharmacists’ professional competence formation at the higher medical educational establishments. Fundamental and Applied Researches in Practice of Leading Scientific Schools, 25(1), 70–76. https://farplss.org/index.php/journal/article/view/275
Van Esbroeck, R. (2008). Career guidance in a global world. In International Handbook of Career Guidance (pp. 23–44). Springer Netherlands. https://DOI:10.1007/978-1-4020-6230-8_2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.