O processo comunicativo na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma revisão de literatura

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santana Catarina, Brasil.
  • Viviane de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santana Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20407

Palavras-chave:

Crianças, Covid-19, Comunicação

Resumo

Esta revisão tem o objetivo de analisar estudos que abordam o processo comunicativo entre a instituição de educação infantil e suas respectivas famílias, durante o período da pandemia. A revisão que se caracteriza como de escopo foi conduzida nas bases de dados Web of Science e a Scopus e observou duas etapas, a primeira analisou os resumos e a segunda o texto completo, pautando-se nos critérios de inclusão e exclusão definidos. A elegibilidade resultou em vinte e sete estudos que tiveram os dados extraídos e analisados. Pode-se concluir que a comunicação com as famílias foi fundamental para as práticas da primeira infância. Reconhece-se que o uso de ferramentas alternativas de comunicação pessoal ajudou os professores e as famílias a aumentarem a frequência da comunicação recíproca e a permanecerem engajados, porém identificam-se famílias sem acesso aos recursos necessários, o que dificultou o processo comunicativo e a aprendizagem da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avari, P., et al. (2022). Communication with families: understanding the perspectives of early childhood teachers. Journal of Early Childhood Research, 21(2), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1177/1476718X221140747

Aziz, A., Saddhono, K., & Setyawan, B. W. (2022). A parental guidance patterns in the online learning process during the covid-19 pandemic: case study in Indonesian school. Heliyon, 8(12), e12158. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e12158

Borges, L., & Cia, F. (2021). Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 8(16), 1-15. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.11777

Carcausto, W. (2021). Distance teaching-learning experience in Early Childhood Education teachers during the coronavirus pandemic. Advances in Science, Technology and Engineering Systems, 6(1), 269-274. DOI: https://doi.org/10.25046/aj060131

Chen, J. J., & Rivera-Vernazza, D. E. (2023). Communicating digitally: building preschool teacher-parent partnerships via digital technologies during covid-19. Early Childhood Education Journal, 51, 1189-1203. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-022-01366-7

Cohen, F., Oppermann, E., & ANDERS, Y. (2021). Elternzusammenarbeit in Kindertageseinrichtungen während der Corona-Pandemie. Digitalisierung Schub oder verpasste Chance? Zeitschrift für Erziehungswissenschaft, 24(2), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1007/s11618-021-01014-7

Forné, M. F. (2022). Redes sociais e resiliência na Educação Infantil: o caso de uma escola de 0 a 3 anos durante a pandemia. EDMETIC, 11(21), 1-15. DOI: https://doi.org/10.21071/edmetic.v11i1.13423

Fröhlich-Gildhoff, K. (2013). A cooperação de profissionais da educação e pais no campo da educação, cuidado e educação da primeira infância. Pesquisa Educacional, 10(1), 11-25.

Haas, B. (2022). Evaluating technology-enhanced, STEAM-based remote teaching with parental support in Luxembourgish Early Childhood Education. Frontiers in Education, 7(872479), 1-12. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.872479

Koskela, T., et al. (2020). Parents’ views on family resiliency in sustainable remote schooling during the covid-19 outbreak in Finland. Sustainability, 12(21), 8844. DOI: https://doi.org/10.3390/su12218844

Kruszewska, A., Nazaruk, S., & Szewczyk, K. (2022). Polish teachers of early education in the face of distance learning during the COVID-19 pandemic–the difficulties experienced and suggestions for the future. International Journal of Primary, Elementary and Early Years Education, 50(3), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1080/03004279.2020.1849346

LEÓN-NABAL, B., ZHANG-YU, C., & LALUEZA, J. L. (2021). Uses of digital mediation in the school-families relationship during the covid-19 pandemic. Spain: University of Alcalá. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.687400

Levickis, P., et al. (2022). Parents' perspectives of family engagement with early childhood education and care during the covid-19 pandemic. Early Childhood Education Journal, 5, 1-11. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-022-01376-5

Mckenna, M., et al. (2021). Initial development of a national survey on remote learning in early childhood during covid-19: establishing content validity and reporting successes and barriers. Early Childhood Education Journal, 49(5), 815-827. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-021-01216-y

Munastiwi, E., & Puryono, S. (2021). Unprepared management decreases education performance in kindergartens during covid-19 pandemic. Heliyon, 7(5), 1-15. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07138

O’connor Bones, U., Et al. (2021). Parental involvement during covid-19: experiences from the special school. European Journal of Special Needs Education, 37(6), 936-949. DOI: https://doi.org/10.1080/08856257.2021.1967297

Paré, G., et al. (2015). Synthesizing information systems Knowledge: a typology of literature reviews. Information & Management, 52(2), 183-199. Retrieved from https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/So378720614001116?via%3Dihub DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2014.08.008

Petticrew, M., & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Malden, MA: Blackwell. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470754887

Plotka, R., & Guirguis, R. (2022). Distance learning in Early Childhood during the covid-19 crisis: family and educators’ experiences. Early Childhood Education Journal, 18, 1-12. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-022-01384-5

Pramling Samuelsson, I., Wagner, J. T., & Eriksen Ødegaard, E. (2020). The coronavirus pandemic and lessons learned in preschools in Norway, Sweden and the United States: OMEP policy forum. International Journal of Early Childhood, 52(2), 129-144. DOI: https://doi.org/10.1007/s13158-020-00267-3

Pratiwi, H., et al. (2022). Adaptation to digital parenting in a pandemic: A case study of parents within higher education South African. Journal of Childhood Education, 12(1), 1-12. DOI: https://doi.org/10.4102/sajce.v12i1.1166

Rodríguez, C., Nieves, C., & Olaskoaga, L. (2022). Las TIC como vía de comunicación familia-escuela en la educación compensatoria. RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 21(1), 1-12. DOI: https://doi.org/10.17398/1695-288X.21.1.97

Safi, F., Wenzel, T., & Spalding, L. A. T. (2020). Comunidade de aprendizagem remota: apoiando os educadores de professores em tempos sem precedentes. Revista de Tecnologia e Formação de Professores, 28(2), 211-222.

Serrano-Díaz, N., Aragón-Mendizábal, E., & Mérida-Serrano, R. (2022). Percepción de las familias sobre el desempeño escolar durante el confinamiento por COVID-19. Comunicar, 30(70), 59-68. DOI: https://doi.org/10.3916/C70-2022-05

Sommerhalder, A., Pott, E. T., & La Rocca, C. (2022). A Educação Infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educação e Pesquisa, 48, 1-15. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248254817por

Steed, E. A., & Leech, N. (2021). Shifting to remote learning during covid-19: differences for early childhood and early childhood special education teachers. Early Childhood Education Journal, 49(5), 789-798. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-021-01218-w

Vicente-Fernández, P., Vinader-Segura, R., & Puebla-Martínez, B. (2020). Padres ante el desafío educativo en situación de confinamiento: análisis comparativo entre Educación Infantil y Educación Primaria. Revista de Estilos de Aprendizaje, 13(Especial), 56-67. DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v13iEspecial.2155

Vosgerau, D. S. R., & Romanowski, J. P. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 1-13. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

Yang, T., & Zhang, Y. (2022). An ecological investigation of kindergarten-oriented educational practice during the initial covid-19 class suspension in China. Early Education Development, 34(5), 1-12. DOI: https://doi.org/10.1080/10409289.2022.2095858

Yildiz, S., Kilic, G. N., & Acar, I. H. (2023). Early childhood education during the covid-19 outbreak: the perceived changing roles of preschool administrators, teachers, and parents. Early Childhood Education Journal, 51(4), 743-753. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-022-01339-w

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Ramos, D. K., & Carvalho, V. de. (2024). O processo comunicativo na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma revisão de literatura. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20407. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20407

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)