Base Nacional Comum Curricular no contexto Maranhense: perspectivas e dos educadores

Autores

  • Maria Elinete Gonçalves Pereira Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22108

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Currículo escolar, Práticas de professores

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir perspectivas e práticas de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2017; 2018). A BNCC, instituída em 2017, visa estabelecer aprendizagens fundamentais para todos os alunos da educação básica, sendo obrigatória e exigindo revisão dos currículos escolares. Esta discussão integra a pesquisa Base Nacional Comum Curricular e a prática dos professores do ensino fundamental: entre a normatividade e o currículo em ação, orientada pelo método do materialismo histórico-dialético e utilizando abordagens como pesquisa bibliográfica e documental, além de técnicas de observação, questionário, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). O estudo envolveu trinta e cinco professores e quatro coordenadores pedagógicos de escolas municipais maranhenses. No universo pesquisado, observam-se diversas perspectivas sobre a efetividade da BNCC. Contudo, há um consenso entre os sujeitos envolvidos: a BNCC não é o único referencial utilizado e, quando aplicada, muitas vezes as diretrizes são organizadas de acordo com a realidade e as necessidades locais.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Pereira, M. E. G., & Moraes, L. C. S. de. (2024). Base Nacional Comum Curricular no contexto Maranhense: perspectivas e dos educadores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e22108. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22108

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