A disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14109Palavras-chave:
História, Prática pedagógica, TecnologiasResumo
Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.
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