A disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente

Autores

  • Simone Weber Cardoso Schneider Instituto Federal Sul Rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul Rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14109

Palavras-chave:

História, Prática pedagógica, Tecnologias

Resumo

Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Simone Weber Cardoso Schneider, Instituto Federal Sul Rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2004). É especialista em História do Brasil (conclusão em 2010). Atualmente é professora PII- História da Prefeitura Municipal de Pelotas, foi professora substituta-História do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no período de maio de 2015 a maio de 2017. Mestra em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do IFSUL Câmpus Pelotas, com o tema de pesquisa intitulado: O Ensino de História e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente.(conlusão em junho de 2019).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6340-8351

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela UFMG, atualmente atua como professora no Mestrado em Educação Profissional do IFSUL e no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados na mesma instituição.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0791-7359

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Publicado

2021-04-25

Como Citar

Schneider, S. W. C., & Leon, A. D. (2021). A disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14109. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14109

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