A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios

Autores

  • Valmir Flores Pinto Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.
  • Elizabeth Tavares Pimentel Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.
  • Rosangela Carvalho da Costa Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16730

Palavras-chave:

Ensino, Formação, Internacionalização, Política educacional

Resumo

A implantação do ensino superior público no interior do Estado do Amazonas é recente ou, se quisermos, tardia. O resultado dessa política de Estado tem suas consequências culturais e sociais, assim como econômicas e políticas. A região Sul do Amazonas, lócus a partir de onde fazemos este estudo, compreende um vasto território com necessidades de atendimento qualificado em diversas áreas. O ensino superior, em nível de pós-graduação stricto senso, é mais uma ferramenta muito importante para oportunizar e qualificar os profissionais, principalmente os que atuam na educação de base. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objeto dessa reflexão, é o único PPG no interior do Estado do Amazonas direcionado para a qualificação de profissionais que atuam na educação desde 2017. Dessa forma, esta reflexão busca ressaltar os elementos que envolvem a história do PPGECH, a importância da interiorização, uma vez que todos os cursos se encontravam na capital Manaus, os impactos na área de ensino, na perspectiva cultural, econômica e social, assim como as relações internacionais, com a presença de estudantes de outros países.

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Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.

-Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professor efetivo no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades e de filosofia nos cursos de graduação na área de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá, AM. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8225-372X

 

 

Elizabeth Tavares Pimentel, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.

Doutora em Geofísica pelo Observatório Nacional/RJ; Coordenadora e professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades e cursos de graduação na área de Física Geral Aplicada na Universidade Federal do Amazonas, campus de Humaitá, AM. 

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2615-2956

Rosangela Carvalho da Costa, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, Amazonas, Brasil.

-Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas pela UNYLEYA (2017).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7114-7523

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Pinto, V. F., Pimentel, E. T., & Costa, R. C. da . (2022). A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios: . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16730. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16730

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