A interiorização da pós-graduação no sul do Amazonas: direitos, impactos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16730Palavras-chave:
Ensino, Formação, Internacionalização, Política educacionalResumo
A implantação do ensino superior público no interior do Estado do Amazonas é recente ou, se quisermos, tardia. O resultado dessa política de Estado tem suas consequências culturais e sociais, assim como econômicas e políticas. A região Sul do Amazonas, lócus a partir de onde fazemos este estudo, compreende um vasto território com necessidades de atendimento qualificado em diversas áreas. O ensino superior, em nível de pós-graduação stricto senso, é mais uma ferramenta muito importante para oportunizar e qualificar os profissionais, principalmente os que atuam na educação de base. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), objeto dessa reflexão, é o único PPG no interior do Estado do Amazonas direcionado para a qualificação de profissionais que atuam na educação desde 2017. Dessa forma, esta reflexão busca ressaltar os elementos que envolvem a história do PPGECH, a importância da interiorização, uma vez que todos os cursos se encontravam na capital Manaus, os impactos na área de ensino, na perspectiva cultural, econômica e social, assim como as relações internacionais, com a presença de estudantes de outros países.
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