A liberdade contratual do cidadão-contribuinte diante da contemporânea interpretação das normas cíveis e tributárias antielisivas

Autores

  • Strauss Nasar

Resumo

A cidadania fiscal, aos comandos da nossa moderna Constituição, é apregoada para garantir os recursos necessários em prol da coletividade e do bem-estar da sociedade. Esse dever moral, além de legal, é discutível ao passo que o contribuinte depara-se com algumas restrições nas possibilidades lícitas de diminuir sua carga tributária ou ainda de se desviar de forma legal. Assim, diante dessa problemática existente, o presente trabalho tem o condão de apontar caminhos para o desempenho da cidadania fiscal, sem abuso de forma, abuso de autoridade, fraude à lei ou qualquer desrespeito à liberdade negocial.

 

Palavras-chave: Propósito Negocial. Planejamento Tributário. Cidadania Fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-01-31

Como Citar

NASAR, Strauss. A liberdade contratual do cidadão-contribuinte diante da contemporânea interpretação das normas cíveis e tributárias antielisivas. Diké (UFS), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 16–27, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/4254. Acesso em: 22 dez. 2024.