Educação ambiental no município de Itabaiana/SE:
reflexões, percepções e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.14073Palavras-chave:
Educação Ambiental, Lixo, SustentabilidadeResumo
O meio ambiente é um assunto interdisciplinar no contexto educacional. A respectiva temática é abrangente e agrega uma série de reflexões no que tange aos impactos socioespaciais e econômicos. Sendo assim, o meio ambiente não pode ser visto apenas como uma pauta socioeducacional, mas como uma meta-reflexo da educação para a promoção de mudanças no espaço-mundo vivido pela sociedade atual. Diante disso, o presente trabalho analisou a questão ambiental no município de Itabaiana sob a ótica da educação, com foco na coleta seletiva. Esse foi desenvolvido numa perspectiva empírica analítica, com base qualitativa, quantitativa e aplicativa, através de questionários aplicados junto a 340 pais de alunos da rede municipal de ensino. As atividades desenvolvidas sedimentaram um alicerce para a construção de novos valores socioambientais e éticos, assim como, contribuiu para um movimento em prol do bem comum de gerações do presente e do futuro.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em 05 de fevereiro de 2020.
COIMBRA, J. A. A. O outro lado do meio ambiente. São Paulo: CETESB, 1985.
Dorothy McLaughlin (ed.). Brincando com a natureza. Frontline. S/A. Disponível em < https://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/shows/nature/disrupt/sspring.html>. Acesso em 15.06.2020.
FRERS, Cristian. En busqueta de una educación ambiental. Disponible em: . Acesso em: abril de 2004.
MAGLIO, I. C. A descentralização da gestão ambiental no Brasil: o papel dos órgãos estaduais e as relações com o poder local, 1900/1999. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo.
MÉSZÁROS, I. Para Além do Capital. Ed. Bointempo, 2002.
MITCHAM, C. The concept of sustainable development: its origins and ambivalence. Technology in Somy, v. 17, n. 3, p. 311-326, 1995. Disponível em < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0160791X9500008F>. Acesso em 19.06.2020.
MONTEIRO, J. H. P.[et al.];Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos/ José Henrique Penido Monteiro, et al; Coordenação técnica Victor zular. Rio de janeiro: IBAM, 2001.
OLIVEIRA, César Augusto Dias de; COSTA, Sthéfane Cecília da Silva. Projeto Cidadão. O Lixo Agora é Problema de Todos. Disponível em: <http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/assets/conteudo/uploads/responsabilidadecompartilhada.pdf>. Acesso em: 21.06.2020.
Portal Educação. A importância da reciclagem para o desenvolvimento sustentável. S/A. Disponível em < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-importancia-da-reciclagem-para-o-desenvolvimento-sustentavel/50882>. Acesso em 19.06.2020.
SACHS, I. Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir. São Paulo: Vértice, 1986. 280 p.
––––––. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. (Org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.
______. Desenvolvimento numa economia mundial liberalizada e globalizante: um desafio impossível. Estudos Avançados, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 11, n. 30, 1997.
______. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000a.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos, RiMa, 2004.
TRAVASSOS, Edson Gomes. A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios. In: Revista de Biologia e Ciência da Terra, Vol.1. N° 2 – 2001. Disponível em < http://joaootavio.com.br/bioterra/workspace/uploads/artigos/educamb-5155d7136e1f8.pdf>. Acesso em 14.06.2020.
TRYZNA, T. C. A sustainable world. Sacramento, CA: IUCN, 1995. Disponível em < https://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=XF2015009853>. Acesso em 19.06.2020.
TUAN, Y. Fu. Topofilia - um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Ed. Difel: São Paulo, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).