Possibilidades de uma ética transdisciplinar frente as questões do Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.17680

Palavras-chave:

Antropoceno, Educação Ambiental, Ética, Epistemologia, Cosmodernidade

Resumo

Estudos sobre o período do Antropoceno estão frequentemente associados a cenários de degradação acelerada da vida no planeta Terra, que nos lembram a questão da interdependência sistêmica de todos os seus componentes.  O estudo dos fundamentos teóricos da educação ambiental nos leva a perceber a importância de conceber uma ética transdisciplinar que, ao contribuir justamente para superar a compartimentação das disciplinas, poderia auxiliar em responder aos desafios do ensino e da aprendizagem sobre e no Antropoceno. A partir de questões epistemológicas, uma abordagem transdisciplinar é seguida para repensar a relação entre sujeito e objeto, entre ser humano e natureza, em sua inseparabilidade. O artigo avalia então as possibilidades de uma pedagogia que estimularia um diálogo entre os diferentes conhecimentos para levar a um paradigma cosmoderno em resposta às degradações e barbáries contemporâneas.

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Biografia do Autor

Samuel Lopes Pinheiro, Doutorando PPGEA FURG

Doutorando em Educação Ambiental PPGEA FURG. Mestre em Educação Ambiental. Membro GEC- Grupo de estudos e pesquisas da complexidade. Membro CIRET - Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires.

Florent Pasquier, Professor Associado Sorbonne Université

Professor Associado. Maître de Conférences Habilité à Diriger des Recherches Sciences de l’Éducation et de la Formation. Membro do Laboratoire COSTECH, Connaissance Organisation et Systèmes TECHniques em Université de Technologie de Compiègne - 0601223D utc.fr. Presidente CIRET, Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires ciret-transdisciplinarity.org.

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Publicado

20.08.2023

Como Citar

Lopes Pinheiro, S., & Pasquier, F. (2023). Possibilidades de uma ética transdisciplinar frente as questões do Antropoceno. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.17680

Edição

Seção

Fluxo contínuo