Possibilidades de uma ética transdisciplinar frente as questões do Antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.17680Palavras-chave:
Antropoceno, Educação Ambiental, Ética, Epistemologia, CosmodernidadeResumo
Estudos sobre o período do Antropoceno estão frequentemente associados a cenários de degradação acelerada da vida no planeta Terra, que nos lembram a questão da interdependência sistêmica de todos os seus componentes. O estudo dos fundamentos teóricos da educação ambiental nos leva a perceber a importância de conceber uma ética transdisciplinar que, ao contribuir justamente para superar a compartimentação das disciplinas, poderia auxiliar em responder aos desafios do ensino e da aprendizagem sobre e no Antropoceno. A partir de questões epistemológicas, uma abordagem transdisciplinar é seguida para repensar a relação entre sujeito e objeto, entre ser humano e natureza, em sua inseparabilidade. O artigo avalia então as possibilidades de uma pedagogia que estimularia um diálogo entre os diferentes conhecimentos para levar a um paradigma cosmoderno em resposta às degradações e barbáries contemporâneas.
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