As questões socioambientais sob o “horizonte perceptivo” de estudantes do ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.17998Palavras-chave:
Educação Ambiental, Percepção socioambiental, Fenomenologia, Covid-19Resumo
A pesquisa Fenomenológica, realizada em momento pandêmico, parte da questão: como um grupo de estudantes do terceiro ano de uma escola pública estadual, de Alagoas, concebe as questões socioambientais locais, nacionais e globais? O método Fenomenológico sustenta a interpretação das narrativas dos/as participantes, nas dependências da escola, respeitando os protocolos de controle de Covid-19. Dentre os resultados: o esgoto, o lixo e a exploração dos recursos hídricos foram apontados como principais problemas socioambientais do município; o rio São Francisco foi destacado por parte dos/as participantes da pesquisa; o ser humano foi reconhecido como causador dos danos ambientais existentes; os participantes indicaram ações futuras, como: criação de hortas, ações de conscientização sobre a problemática do esgoto, do lixo e dos danos aos recursos hídricos, além de outras. É fundamental um processo de Educação Ambiental crítico, participativo, emancipador, sustentado na perspectiva Freireana alinhado ao bem viver e à sustentabilidade planetária.
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