As questões socioambientais sob o “horizonte perceptivo” de estudantes do ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.17998

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Percepção socioambiental, Fenomenologia, Covid-19

Resumo

A pesquisa Fenomenológica, realizada em momento pandêmico, parte da questão: como um grupo de estudantes do terceiro ano de uma escola pública estadual, de Alagoas, concebe as questões socioambientais locais, nacionais e globais? O método Fenomenológico sustenta a interpretação das narrativas dos/as participantes, nas dependências da escola, respeitando os protocolos de controle de Covid-19. Dentre os resultados: o esgoto, o lixo e a exploração dos recursos hídricos foram apontados como principais problemas socioambientais do município; o rio São Francisco foi destacado por parte dos/as participantes da pesquisa; o ser humano foi reconhecido como causador dos danos ambientais existentes; os participantes indicaram ações futuras, como: criação de hortas, ações de conscientização sobre a problemática do esgoto, do lixo e dos danos aos recursos hídricos, além de outras. É fundamental um processo de Educação Ambiental crítico, participativo, emancipador, sustentado na perspectiva Freireana alinhado ao bem viver e à sustentabilidade planetária.

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Biografia do Autor

Yalin Brizola Yared, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNISUL. Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit -Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL.

Fábio Feitosa Feitosa, Servidor da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas

Mestre em Educação em pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2021).
Especialista em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2000).
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (1998).
Membro do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA (Análise e Planejamento Ambiental da
Paisagem e Educação Ambiental). Atualmente é Gestor da Escola Estadual Sampaio
Dória e Consultor em Compras Governamentais da Agricultura Familiar.

Fátima Elizabeti Marcomin, Professora aposentada - Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL

Pós-Doutora em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Doutora em Ciências, área de concentração Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002).  Membro do GPEA - Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - Região SC. 

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Publicado

17.05.2024

Como Citar

Brizola Yared, Y., Feitosa Feitosa, F. ., & Elizabeti Marcomin, F. . (2024). As questões socioambientais sob o “horizonte perceptivo” de estudantes do ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–34. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.17998

Edição

Seção

Fluxo contínuo