Environmental Education in The Sims – Eco Lifestyle

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Keywords:

Cultural Artifact, Environmental Education, Digital Games

Abstract

This study analyses the concepts of Environmental Education (EE) in the cultural curriculum of The Sims 4 – Eco Lifestyle. Data were using a frame of reference with characteristics of EE trends: conservative, pragmatic and critical. The in-depth analysis of the data revealed the predominance of pragmatic EE in the game’s approaches, considering that it does not explore the sociocultural, political and historical aspects that are at the heart of socio-environmental issues. In this sense, the EE present in the cultural curriculum of The Sims distances itself from a critical perspective, which would be relevant for a greater possibility of holistic reflection on these issues, fostering political acts for social transformation. Therefore, when proposing this game as an EE instrument, it is necessary for the educator to problematize the views contained in the curriculum of this cultural artifact.

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Author Biographies

Mateus de Lima Correia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista no Programa Residência Pedagógica - CAPES. Egresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas (bolsista voluntário) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ambos pela UFMA. Possui experiência em técnicas de biologia molecular e em coleta, identificação e triagem de insetos vetores.

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Ciências Biológicas e em Geografia, Bacharel em Jornalismo, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Educomunicação. Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA). Coordenador do Subprojeto de Biologia - São Luís do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Coordenador de Estágio Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas. Realiza pesquisas nas áreas Educação em Ciências, Educação Ambiental e Divulgação Científica.

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Sou Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Bacharela em Ciências Biológicas pela UFMA, também possuo graduação em Administração de empresas pela Faculdade São Luís . Trabalho como pesquisadora bolsista nos trabalhos de validação da vegetação no projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão - ZEE, tanto para as áreas Amazônicas, quanto para o Cerrado e Costeiras. Atuo como pesquisadora do Herbário do Maranhão (MAR) e como colaboradora do Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) (UFMA) desenvolvendo trabalhos nas áreas de Botânica e Ecologia com foco em florística de plantas aquáticas.

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Published

2023-06-23

How to Cite

de Lima Correia, M., Brito de Sousa, C. E., & Barbosa Arouche, M. M. (2023). Environmental Education in The Sims – Eco Lifestyle. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Issue

Section

Fluxo contínuo