Educación Ambiental en Los Sims – Vida Sostenible

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Palabras clave:

Artefacto Cultural, Educacíon Ambiental, Juegos Digitales

Resumen

Esta investigación analiza los conceptos de Educación Ambiental (EA) en el currículo cultural de Los Sims 4 – Vida Sostenible. Los datos se analizaron utilizando um marco de referencia con las características de tendencias de EA: conservadora, pragmática y crítica. El análisis en profundidad de los datos reveló el predominio de la EA pragmática en los enfoques del juego, considerando que no explora los aspectos socioculturales, políticos e históricos que están en el centro de la problemática socioambiental. En este sentido, la EA presente en el currículo cultural de Los Sims se aleja de una perspectiva crítica, que sería relevante para una mayor posibilidad de reflexión holística sobre estos temas, impulsando actos políticos de transformación social. Por tanto, al proponer este juego como instrumento de EA, es necesario que el educador problematice las visiones contenidas en el currículo de este artefacto cultural.

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Biografía del autor/a

Mateus de Lima Correia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista no Programa Residência Pedagógica - CAPES. Egresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas (bolsista voluntário) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ambos pela UFMA. Possui experiência em técnicas de biologia molecular e em coleta, identificação e triagem de insetos vetores.

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Ciências Biológicas e em Geografia, Bacharel em Jornalismo, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Educomunicação. Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA). Coordenador do Subprojeto de Biologia - São Luís do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Coordenador de Estágio Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas. Realiza pesquisas nas áreas Educação em Ciências, Educação Ambiental e Divulgação Científica.

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Sou Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Bacharela em Ciências Biológicas pela UFMA, também possuo graduação em Administração de empresas pela Faculdade São Luís . Trabalho como pesquisadora bolsista nos trabalhos de validação da vegetação no projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão - ZEE, tanto para as áreas Amazônicas, quanto para o Cerrado e Costeiras. Atuo como pesquisadora do Herbário do Maranhão (MAR) e como colaboradora do Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) (UFMA) desenvolvendo trabalhos nas áreas de Botânica e Ecologia com foco em florística de plantas aquáticas.

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Publicado

2023-06-23

Cómo citar

de Lima Correia, M., Brito de Sousa, C. E., & Barbosa Arouche, M. M. (2023). Educación Ambiental en Los Sims – Vida Sostenible. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Número

Sección

Fluxo contínuo