A Educação ambiental no jogo The Sims - Vida Sustentável

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DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Mots-clés :

Artefatos culturais, Educação Ambiental, Jogos digitais

Résumé

O presente estudo visa analisar as concepções de Educação Ambiental (EA) no currículo cultural do jogo The Sims 4 – Vida Sustentável. Os dados foram analisados com a utilização do quadro das autoras Caretti e Zuin (2010), que reúne as características das tendências da Educação Ambiental (conservadora, pragmática e crítica). A análise aprofundada dos dados possibilitou revelar a predominância da EA pragmática nas abordagens do jogo, tendo em vista que não explora os aspectos socioculturais, políticos e históricos que estão no cerne das questões socioambientais. Nesse sentido, a EA contida no currículo cultural do The Sims se distancia de uma perspectiva crítica, a qual é relevante por possibilitar uma reflexão holística dessas questões, visando ser, acima de tudo, um ato político para a transformação social. Portanto, ao pensar esse jogo como um instrumento de EA, é necessário que o educador problematize as visões contidas no seu currículo.

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Bibliographies de l'auteur

Mateus de Lima Correia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista no Programa Residência Pedagógica - CAPES. Egresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas (bolsista voluntário) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ambos pela UFMA. Possui experiência em técnicas de biologia molecular e em coleta, identificação e triagem de insetos vetores.

Carlos Erick Brito de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Ciências Biológicas e em Geografia, Bacharel em Jornalismo, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Educomunicação. Professor Adjunto do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA). Coordenador do Subprojeto de Biologia - São Luís do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Coordenador de Estágio Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas. Realiza pesquisas nas áreas Educação em Ciências, Educação Ambiental e Divulgação Científica.

Marlla Maria Barbosa Arouche, Universidade Federal do Maranhão

Sou Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Bacharela em Ciências Biológicas pela UFMA, também possuo graduação em Administração de empresas pela Faculdade São Luís . Trabalho como pesquisadora bolsista nos trabalhos de validação da vegetação no projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão - ZEE, tanto para as áreas Amazônicas, quanto para o Cerrado e Costeiras. Atuo como pesquisadora do Herbário do Maranhão (MAR) e como colaboradora do Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) (UFMA) desenvolvendo trabalhos nas áreas de Botânica e Ecologia com foco em florística de plantas aquáticas.

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Publiée

2023-06-23

Comment citer

de Lima Correia, M., Brito de Sousa, C. E., & Barbosa Arouche, M. M. (2023). A Educação ambiental no jogo The Sims - Vida Sustentável. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.16694

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo