Um olhar do feminino sobre a natureza
pensando a pandemia de COVID19
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18118Palabras clave:
Ecofeminismo. Afetividade. Educação AmbientalResumen
Este artículo es el resultado de una conferencia durante el aislamiento físico en la pandemia de COVID-19. Busqué reflexionar sobre los roles de la ciencia y la enseñanza de la ciencia en este contexto de pandemia desde una perspectiva femenino-transfeminista. Organicé el argumento en tres preguntas: ¿Qué es lo femenino que movilizo como profesora de biología y mujer transgénero? ¿Cómo se ha ido construyendo la ciencia, con miras a este femenino? ¿Y cómo se puede aplicar esta ciencia transfeminista para pensar el contexto de la pandemia? Entre las consideraciones planteadas, destaco otra cuestión: en nuestra relación con la familia, con el Estado, con la naturaleza, que en este momento se presenta de manera muy catalizadora de nuestra maduración humana, necesitamos ser conscientes de que tendremos una mundo muy diferente al que teníamos cuando empezamos a vislumbrar los primeros datos de esta pandemia. ¿Este nuevo mundo tendrá nuevos humanos?
Descargas
Citas
ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Aproximação das questões sociocientíficas em um instrumento de avaliação escolar em ciências: uma estratégia para identificar vulnerabilidade dos adolescentes às ist/aids. #Tear Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9(1), 1–22. 2020 https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora! 6ª ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013, 136p.
FEDERICI, S. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, 33(01), 06–25, 2010. Acesso em: 06/05/2021 https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6777/4943
INGOLD, T. Humanidade e animalidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, junho, 1–15, 1995. http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_28/rbcs28_05
KEEL, M. A contribuição do ecofeminismo para a ética animal. Cap. 1. In: Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais. Daniela Rosendo; Fabio A. G. Oliveira; Patrícia Carvalho; Tânia A. Kuhnen (Orgs.). Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2019.
MOSCOVICI, S. Homens Domésticos e Homens Selvagens. Trad. Elisabeth Neves Cabral. Amadora: Livraria Bertrand, 1976. 282 p. (Tempo Aberto).
PAGAN, A. A. Entre o bélico e o diplomático: transicionar a ciência como possibilidade de humanizar a educação ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, 7 (Número Especial), 1–19, 2019.
PAGAN, A. A. O ser humano do Ensino de Biologia : uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, 7(esp), 73–86, 2018. https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/26530/17169
PAGAN, A. A. Biologia para o Autoconhecimento: Algumas Considerações Autobiográficas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis/SC, 2017.
PAGAN, A. A. (2009). Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas. [Universidade de São Paulo]. In Tese (Doutorado em Educação): Vol. unico. https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-04052009-001634
PULEO, A. A. Ecofeminismo: uma alternativa a la globalización androantropocéntrica. Cap. 2. In: Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais. Daniela Rosendo; Fabio A. G. Oliveira; Patrícia Carvalho; Tânia A. Kuhnen (Orgs.). Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).