A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar

uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia

Auteurs

  • Renata da Silva Souza Secretaria de Educação da Bahia
  • Willian Moura de Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2825-8623
  • Gilberto Marcos Mendonça Santos Universidade Estadual de Feira de Santana.

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Mots-clés :

Ciências Ambientais. Ferramenta didática. Prática pedagógica

Résumé

Este estudo troxe a abordaem da horta escolar como elemento lúdico de mediação no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle, município de Salvador, Bahia. O estudo teve a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os métodos usados foram baseados em pesquisa-ação. A instalação e manutenção da horta escola serviu como ferramenta didática lúdica, na qual os contextos e ações do fazer, mediaram discussões sobre segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos e agrotóxicos. Como resultado da ação de educação ambiental a comunidade escolar se apropriou dos conceitos e discussões, a partir daí estudantes e professores transpuseram os saberes acumulados no processo de instalação, manutenção e discussões educativas sobre a horta escola para um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Fundamental.

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Bibliographies de l'auteur

Renata da Silva Souza, Secretaria de Educação da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é coordenador de etapa- elaboração do currículo do Ministério da Educação, estatutário da Prefeitura Municipal de Salvador, estatutário - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coordenador de ensino médio - Bahia - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Willian Moura de Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-PROFCIAMB/UEFS. Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens.

Gilberto Marcos Mendonça Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1993), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo FFCLRP (2000) e Pós-Doc em Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leciona no Curso de Agronomia da UEFS onde pesquisa e orienta nas linhas de Tecnologia apropriadas ao pequeno produtor, Horticultura, paisagismo e arborização urbana. Atua também na linha de pesquisa em produção de ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Tem experiência na instalação de hortas urbanas, paisagismo e manejo de resíduos sólidos. Realiza pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em Insetos sociais. Orienta alunos de Pós Graduação em Ecologia, em Meio Ambiente, em Desenho, Cultura e Interatividade. Editor do periódico internacional Sociobiology

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Publiée

2021-05-24

Comment citer

da Silva Souza, R. ., Moura de Aguiar, W., & Marcos Mendonça Santos, G. (2021). A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Numéro

Rubrique

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental