A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar

School garden and ludicity

Authors

  • Renata da Silva Souza Secretaria de Educação da Bahia
  • Willian Moura de Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2825-8623
  • Gilberto Marcos Mendonça Santos Universidade Estadual de Feira de Santana.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Keywords:

Didactic tool. Environmental Sciences. Pedagogical practice

Abstract

This study worked on a school garden approach as a ludicity element of mediation in the teaching-learning process. The study was carried out at Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipality of Salvador, Bahia. The study had the participation of students in the 6th year of elementary school. The methods used were based on action research. The installation and maintenance of the school garden served as a ludic didactic tool, in which the contexts and actions of doing, mediated discussions about food security, nutritional value of food and pesticides. As a result of the environmental education action, the school community appropriated the concepts and discussions, from then on students and teachers transferred the knowledge accumulated in the process of installation, maintenance and educational discussions about the school garden for a board game for elementary school students.

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Author Biographies

Renata da Silva Souza, Secretaria de Educação da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é coordenador de etapa- elaboração do currículo do Ministério da Educação, estatutário da Prefeitura Municipal de Salvador, estatutário - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coordenador de ensino médio - Bahia - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Willian Moura de Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-PROFCIAMB/UEFS. Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens.

Gilberto Marcos Mendonça Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1993), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo FFCLRP (2000) e Pós-Doc em Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leciona no Curso de Agronomia da UEFS onde pesquisa e orienta nas linhas de Tecnologia apropriadas ao pequeno produtor, Horticultura, paisagismo e arborização urbana. Atua também na linha de pesquisa em produção de ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Tem experiência na instalação de hortas urbanas, paisagismo e manejo de resíduos sólidos. Realiza pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em Insetos sociais. Orienta alunos de Pós Graduação em Ecologia, em Meio Ambiente, em Desenho, Cultura e Interatividade. Editor do periódico internacional Sociobiology

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Published

2021-05-24

How to Cite

da Silva Souza, R. ., Moura de Aguiar, W., & Marcos Mendonça Santos, G. (2021). A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: School garden and ludicity. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Issue

Section

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental