A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar

Huerto escolar y ludicidad

Autores/as

  • Renata da Silva Souza Secretaria de Educação da Bahia
  • Willian Moura de Aguiar Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2825-8623
  • Gilberto Marcos Mendonça Santos Universidade Estadual de Feira de Santana.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Palabras clave:

Ciencias Ambientales. Herramienta didáctica. Práctica pedagógica

Resumen

Este estudio trabajó en un enfoque de huerto escolar como elemento lúdico de mediación en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El estudio se llevó a cabo en el Colégio Estadual Raphael Serravalle, municipio de Salvador, Bahía. El estudio contó con la participación de alumnos de 6º año de primaria. Los métodos utilizados se basaron en la investigación-acción. La instalación y mantenimiento del huerto escolar sirvió como una herramienta didáctica lúdica, en la que los contextos y acciones del hacer, mediaron discusiones sobre seguridad alimentaria, valor nutricional de los alimentos y plaguicidas. Como resultado de la acción de educación ambiental, la comunidad escolar se apropió de los conceptos y discusiones, a partir de entonces estudiantes y docentes transfirieron los conocimientos acumulados en el proceso de instalación, mantenimiento y discusiones educativas sobre el huerto escolar para un juego de mesa para alumnos de primaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata da Silva Souza, Secretaria de Educação da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é coordenador de etapa- elaboração do currículo do Ministério da Educação, estatutário da Prefeitura Municipal de Salvador, estatutário - Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coordenador de ensino médio - Bahia - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Willian Moura de Aguiar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-PROFCIAMB/UEFS. Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens.

Gilberto Marcos Mendonça Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1993), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo FFCLRP (2000) e Pós-Doc em Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007). Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leciona no Curso de Agronomia da UEFS onde pesquisa e orienta nas linhas de Tecnologia apropriadas ao pequeno produtor, Horticultura, paisagismo e arborização urbana. Atua também na linha de pesquisa em produção de ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Tem experiência na instalação de hortas urbanas, paisagismo e manejo de resíduos sólidos. Realiza pesquisas na área de Entomologia, com ênfase em Insetos sociais. Orienta alunos de Pós Graduação em Ecologia, em Meio Ambiente, em Desenho, Cultura e Interatividade. Editor do periódico internacional Sociobiology

Citas

BORGES, C. O que são Espaços Educadores Sustentáveis. In: Boletim Salto para o Futuro/TV - Escola Espaços Educadores Sustentáveis. Ano XXI, junho 2011, p. 4 -10.
COSTA, M.L.; ROENICK, S.A.W.; MALUF, W.R. Construa uma horta com seus alunos. Lavras: UFLA. 4p. (Boletim Técnico de Hortaliças, 2) 1998.
CRIBB, Sandra L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n. 1 p. 42-60 Abril 2010.
FEDRIZZI, B. Paisagismo no pátio escolar. Porto Alegre. UFRGS, 1999.
FONSECA, V. da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. vol.33, n.102 [citado 2020-06-29], pp. 365-384. 2016.
GADOTTI, M. Los aportes de Paulo Freire a la pedagogía crítica. Revista Educación 26(2): 51-60, 2002.
GEHLEN, S.M.; LIMA, C.V. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor-PDE. Curitiba: SEED/PR., V.1. (Cadernos PDE). 2013. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=616 Acesso em 12 de outubro de 2019.
GENTIL, D.F.O,; SOUZA, R.A.G. Horta escolar: um espaço didático pedagógico. Horticultura Brasileira. V29, n.2, julho 2011. Disponível em: < http://www.abhorticultura.com.br/EventosX/Trabalhos/EV_5/A4250_T6500_Comp.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2020.
JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, p189-205, março, 2003.
KISHIMOTO, T. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
MACEDO, L; PETTY, A.L. S; PASSOS, N.. Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem escolar. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2005;
MESSEDER NETO, H.S. O lúdico no Ensino de Química na perspectiva histórico- cultural: além do espetáculo, além da aparência. 1. Edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016.
MORGADO, F; S, A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: Experiência do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://200.145.6.204/index.php/revista_proex/article/view/728>. Acesso em 28 de julho 2018.
RHEINHEIMER, C. G.; GUERRA, T. Um possível caminho... de uma educação ambiental convencional e conservadora para uma educação ambiental crítica e transformadora. Contrapontos, v. 12, n. 2, p. 162-178, maio/ago. 2012.
SANTANA, E.M.. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Anais do Seminário Nacional de Educação profissional e tecnologia. Belo Horizonte, Brasil. 2008. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/search0.html> Acesso em 12 de outubro de 2019.
SANTOS, G.M.M. Conhecimento da diversidade biológica das caatingas por crianças em idade escolar: uma avaliação da percepção ambiental de crianças do meio urbano com propostas de ferramentas didáticas apropriadas ao aprendizado de crianças em ambiente de caatinga. Monografia (Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. 2005.
Severino, A. J.. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] / Antônio Joaquim Severino. 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013.
TOZONI-REIS, M. F. De C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. 2006. Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR.
TRAJBER, R. SATO, M. Escolas sustentáveis: Incubadoras de transformações nas comunidades. Revista eletrônica do Mestrado em educação Ambiental. V. especial. Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3396> Acesso em 01 de junho de 2020.
TRISTÃO, M. Saberes e fazeres da Educação Ambiental no cotidiano escolar. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2004, Goiânia. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. v.1. p.35-48.
VIGOTSKI, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2008

Publicado

2021-05-24

Cómo citar

da Silva Souza, R. ., Moura de Aguiar, W., & Marcos Mendonça Santos, G. (2021). A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: Huerto escolar y ludicidad . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631

Número

Sección

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.