Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química

Auteurs

  • Gustavo Lima Calper Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.
  • Leiliane de Almeida Freitas Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.
  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678

Mots-clés :

ABProj. Competências Científico-ambientais. Queimadas.

Résumé

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento de competências científico-ambientais em estudantes de Química do ensino médio, utilizando a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O estudo foi realizado em uma cidade da região Norte do país e considerou a identificação das seis competências científico-ambientais descritas por Mora-Penagos (2015), que incluem aspectos como: saber, emoção, valor, pensamento crítico, epistemologia política e ação nos estudantes. Os resultados mostram que a proposta do ABProj proporciona o desenvolvimento de competências científico-ambientais, quando há um tema relacionado à química. Além disso, a busca pela resolução de um problema com o desafio de uma produção final garante o envolvimento, a participação e a motivação dos alunos no desenvolvimento das tarefas. De modo geral, o ABProj desenvolve competências científico-ambientais, mostrando sua aplicabilidade nas aulas de Química e na preparação dos alunos para a realidade do século 21.

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Bibliographies de l'auteur

Gustavo Lima Calper, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil. Participou do Programa de Iniciação a Docência e da Residência Pedagógica, construindo experiências sobre a docência nas escolas públicas de Manaus. Possui fluência na Lingua Inglesa. Participa do grupo de pesquisa Produtos Educacionais e Tecnologias para o Ensino de Ciências.

Leiliane de Almeida Freitas , Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Graduada em Ciências: Biologia e Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de Biologia e Química na Secretaria de Educação do Amazonas. Foi preceptora do Programa de Residência Pedagógica-subprojeto Química da UNiversidade Federal do Amazonas. Possui artigos publicados em revistas científicas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia-UFAM.

Ercila Pinto Monteiro, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-Amazonas, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp-Bauru. Graduada em Química e Mestre em Química Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas.  Docente do Departamento de Química, com atuação na área de Ensino de Química, na Universidade Federal do Amazonas. Atua no Programa de Pós-graduação em Química e coordena o Prorgama de Residência Pedagógica- subprojeto Química na mesma Universidade onde trabalha. Participa do Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras em Ensino de Ciências no Amazonas- AIECAM.

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Publiée

2023-10-27

Comment citer

Lima Calper, G., de Almeida Freitas , L., & Pinto Monteiro, E. (2023). Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo