Análise de processo participativo em um Programa de Educação Ambiental sob a ótica da Complexidade e da Aprendizagem Social
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20872Mots-clés :
Aprendizagem social; complexidade; educação ambiental; unidade de conservação.Résumé
O objetivo principal deste trabalho é analisar a elaboração do Programa de Educação Ambiental das APAs Corumbataí-Piracicaba (PEA-APAs) sob o referencial teórico da Aprendizagem Social (AS) e da complexidade. Acompanhamos as reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação, caracterizando uma pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de gravações de reuniões, atas e documentos oficiais. Analisamos os dados utilizando o software NVivo com base na complexidade e nas dimensões da AS: ação, reflexão, comunicação, negociação e participação, a fim de traçar relações entre os dois referenciais teóricos. Os resultados mostraram que o processo de elaboração do PEA-APAs foi colaborativo e dialogado, mostrando grandes redes complexas de conhecimentos e ações, contemplando também as dimensões da AS. Concluímos que a AS e a complexidade são complementares e de suma importância para embasar processos colaborativos de gestão em unidades de conservação.
Téléchargements
Références
BACCI, D. L. C.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V. M. N. Aprendizagem social nas práticas colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 227-243, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994.
BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
CARVALHO, I. C.M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília (DF): Edições Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24.
DYBALL, R.; BROWN, V. A.; KEEN, M. Towards sustainability: five strands of social learning. In: WALS, A. E. J. (ed.). Social Learning: towards a sustainable world. The Netherlands: Wageningen Academic Publishers, 2009. p. 181-194. DOI: https://doi.org/10.3920/9789086865949_013
GARCÍA, J. E. Educación ambiental, constructivismo y complejidad. Espanha: Díada Editora S. L., 2004.
JACOBI, P. R. Aprendizagem social e formação de professores em educação para a sustentabilidade socioambiental. Revista do Instituto de Geociências – USP, São Paulo, v. 6, p. 5-10, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/61961/0. Acesso em: fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p5-10
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. do francês: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.
WILDEMEERCH, D. Social learning revisited: Lessons learned from North and South. In: WALS, A. E. J. (ed.). Social Learning: towards a sustainable world. The Netherlands: Wageningen Academic Publishers, 2009. p. 99-116. DOI: https://doi.org/10.3920/9789086865949_008
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Sergipana de Educação Ambiental 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).