Planejamento participativo na análise da conjuntura de ações de Educação Ambiental na Universidade Estadual de Feira de Santana
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12847Palavras-chave:
Educação Ambiental. Planejamento participativo. Universidade.Resumo
Este artigo revela a contribuição do planejamento participativo como instrumento de avaliação e para análise de conjunturas com a finalidade de direcionar ações a serem desenvolvidas conjuntamente com os atores envolvidos. Especialmente num campo dinâmico que exige intervenções perenes, como o da Educação Ambiental, o qual demanda redirecionar rumos e reestruturar processos organizacionais com certa frequência. Nesse sentido, destaca-se a realidade da Equipe de Estudo e Educação Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana (EEA/UEFS), no Estado da Bahia, Brasil, criada em 1992, atuante em diversas linhas de atuação na área ambiental e que, durante todos esses anos, desenvolveu um trabalho pioneiro no espaço universitário, sempre permeado por uma Educação Ambiental crítica, reconhecido em nível local, regional e nacional. Assim como toda estrutura organizacional, principalmente por está inserida na administração pública, perpassa por períodos de calmaria e mudanças em seu ciclo de vida que irá demandar ações estruturantes que imprescinde de planejamento. Portanto, foi realizada uma pesquisa participante através de um diagnóstico participativo junto à unidade supracitada, cujos instrumentos foram a pesquisa documental e oficina de planejamento participativo, que servirá de base para elaboração de ações estratégicas voltadas para o fortalecimento do trabalho da equipe no campus da Universidade. Os resultados auferidos se mostraram bastantes pertinentes no escopo pretendido e serviram de embasamento para esta e outras pesquisas que pretendam avaliar ações, na área ambiental, com vistas a fortalecê-las nas instituições de ensino superior. Além de ressaltar a importância de processos participativos na transformação de uma realidade.
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