Doutorado sanduíche no exterior

espaço-tempo de (re)significar a educação ambiental na formação de educadores

Autores

  • Ionara Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande-RS-Brasil
  • Cláudia Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande-RS-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14118

Palavras-chave:

Doutorado Sanduíche. Educação Ambiental. Movimentos Sociais.

Resumo

Este artigo apresenta as aprendizagens construídas com a experiência do doutorado sanduíche no exterior, realizado na Universidade Pablo de Olavide – UPO, em Sevilha, Espanha, através do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA. Os principais objetivos desse processo foram: construir e desenvolver uma proposta de pesquisa sobre Educação Ambiental, Formação de Educadores e Movimentos Sociais, na UPO; ampliar a discussão sobre a temática, problematizando a participação e o diálogo dos Movimentos Sociais nas/com as Instituições de Ensino Superior e potencializando a inserção da Educação Ambiental na formação de educadores, tanto na Espanha, quanto no Brasil; firmar e fortalecer uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a UPO, contribuindo, também, para a internacionalização PPGEA.

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Biografia do Autor

Ionara, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande-RS-Brasil

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores, com doutorado sanduíche realizado na Universidade Pablo de Olavide - UPO, na Espanha (outubro de 2018 a junho de 2019). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015), na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Pós Graduada-Latu Sensu em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Meridional de Passo Fundo - IMED (2009). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais: crianças, jovens e adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2006). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM e Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente - CIPEA. Tem experiência e desenvolve pesquisa em Educação Ambiental, Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais, trabalhando com o tema Formação de Educadores. Miltlitou/milita em movimentos sociais ligados à Agricultura Familiar, mais especificamente direcionados a jovens. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rio Grande.

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Publicado

14.12.2020

Como Citar

Albani, I. C., & Cousin, C. da S. (2020). Doutorado sanduíche no exterior: espaço-tempo de (re)significar a educação ambiental na formação de educadores. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14118