Contribuições da formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16002Palavras-chave:
Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.Resumo
A inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela implementação da mesma em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. E, neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se configura campo propício a estudos sobre formação de professores. No presente estudo, realizado no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), objetivamos, de modo geral, compreender as contribuições da formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Pibid para a prática docente da EA na educação básica. Recorremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014 e 2015. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA contribuiu para criticidade e reflexão a respeito de questões socioambientais.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e dá outras providências. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm>. Acesso em: 29 jun. 2013.
BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2013. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2014.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. A formação do sujeito ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Pibid- novos ou velhos espaços formativos? Perspectivas para a formação docente em Rondônia e no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LEITE, Maria Alba. Formação docente: ciência e biologia – estudo de caso. Bauru: EDUSC, 2004.
LIMA, Cristina Trajano. As angústias e inquietações no processo de formação docente inicial. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013, p. 181 a 193.
MORALES, Angélica Góis, COSTA-AYUB, Cristina Lúcia Sant'Ana; NOGUEIRA, Mellisa de Souza Nogueira (Orgs.). Aproximação entre universidade e escola na formação de professores de biologia. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013.
NICOLITTO, Mayara Cristina; CAMPOS, Graziela Vaneza de. A Importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion, Lisboa, n. 350, 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005.
SANTOS, Sydione. Formação acadêmico-profissional e iniciação à docência: outros olhares, novas possibilidades. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn.; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013, p. 23 a 38.
SOUSA, Maria do Carmo. Quando universidade e escola vivenciam atividades compartilhadas na iniciação à docência: reflexões sobre as barreiras ou forças impeditivas da parceria colaborativa. In: SOUSA, Maria do Carmo; MARQUES, Clélia de Paula. Formação inicial de professores: parceria universidade-escola na formação de licenciandos. Curitiba: Appris, 2013.
SOUSA, Maria do Carmo; MARQUES, Clélia de Paula. Formação inicial de professores: parceria universidade-escola na formação de licenciandos. Curitiba: Appris, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).