Implementação de projetos de educação para o consumo sustentável em instituições de ensino

uma análise dos pontos voluntários de desapego da Universidade Federal Fluminense – campi de Volta Redonda – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20226

Palavras-chave:

Consumo consciente, Educação para o consumo sustentável, Gestão de resíduos, Instituições de ensino superior

Resumo

Este estudo busca avaliar o conhecimento e opiniões da comunidade acadêmica em Volta Redonda - RJ sobre os pontos voluntários de desapego (PVD) do projeto "Cantinho do Reúso" da Universidade Federal Fluminense e identificar pontos de melhoria para expansão do mesmo. A pesquisa, combina abordagens qualitativas e quantitativas, e utiliza a estatística descritiva e análise de conteúdo para apresentar e analisar os dados da pesquisa survey realizada. Os resultados revelam que a maioria dos 203 respondentes considera a educação crucial para o consumo sustentável. Comportamentos como redução do desperdício e reutilização são associados ao consumo sustentável. Embora a maioria esteja ciente do "Cantinho do Reúso", poucos o utilizam, sugerindo melhorias na divulgação, organização, mas incentivando sua expansão. Esses insights podem formar estratégias mais eficazes para conscientização e engajamento da comunidade na reutilização e educação para o consumo sustentável.

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Biografia do Autor

Aldara da Silva César, UFF - Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Agronegócios da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campus de Volta Redonda-RJ), responsável pelo Grupo de Análise de Sistemas Agroindustriais (GASA). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua tese foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/ UFSCar para concorrer ao Prêmio Capes de melhor tese em 2013. Esteve na University of New England (NSW-Austrália) por um ano (2018 - 2019) como Visiting scholar/ Visiting Professor financiado pela Endeavour Program e pela CAPES para estudar a temática de desperdício de alimentos. Desde 2023, faz parte do corpo titular do Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PGTA). Já fez parte do PGTA também em 2012-2021 e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF de 2014 a 2021. Seus principais estudos se concentram nas discussões de competitividade, eficiência e sustentabilidade nas cadeias produtivas do agronegócio abordando principalmente temas como bioenergia, desperdício de alimentos e consumo sustentável. Atualmente é bolsista produtividade acadêmica do CNPq e também coordena um projeto de extensão (Cantinho do Reúso) que visa, por meio de implementação de pontos voluntários de desapego, trazer para a comunidade conceitos e práticas sobre o reúso.

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Publicado

28.11.2024

Como Citar

Conejero, M. A., Dias, V. S., & César, A. da S. (2024). Implementação de projetos de educação para o consumo sustentável em instituições de ensino: uma análise dos pontos voluntários de desapego da Universidade Federal Fluminense – campi de Volta Redonda – RJ. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–23. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20226

Edição

Seção

Fluxo contínuo