Implementação de projetos de educação para o consumo sustentável em instituições de ensino
uma análise dos pontos voluntários de desapego da Universidade Federal Fluminense – campi de Volta Redonda – RJ
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20226Palavras-chave:
Consumo consciente, Educação para o consumo sustentável, Gestão de resíduos, Instituições de ensino superiorResumo
Este estudo busca avaliar o conhecimento e opiniões da comunidade acadêmica em Volta Redonda - RJ sobre os pontos voluntários de desapego (PVD) do projeto "Cantinho do Reúso" da Universidade Federal Fluminense e identificar pontos de melhoria para expansão do mesmo. A pesquisa, combina abordagens qualitativas e quantitativas, e utiliza a estatística descritiva e análise de conteúdo para apresentar e analisar os dados da pesquisa survey realizada. Os resultados revelam que a maioria dos 203 respondentes considera a educação crucial para o consumo sustentável. Comportamentos como redução do desperdício e reutilização são associados ao consumo sustentável. Embora a maioria esteja ciente do "Cantinho do Reúso", poucos o utilizam, sugerindo melhorias na divulgação, organização, mas incentivando sua expansão. Esses insights podem formar estratégias mais eficazes para conscientização e engajamento da comunidade na reutilização e educação para o consumo sustentável.
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