Ecobosque como espelho

promovendo espaços não-formais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.21980

Palavras-chave:

Educação ambiental, Espaço não-formal, Espaços educativos alternativos

Resumo

Em um mundo globalizado, onde as informações chegam rapidamente aos estudantes, é essencial que os modelos educativos se adaptem para manter o interesse no ensino-aprendizagem. Novas metodologias têm surgido para garantir maior participação dos alunos. Este trabalho analisa como o projeto ECOBOSQUE inspira a criação de espaços não-formais de ensino na educação básica, promovendo o debate sobre educação ambiental crítica. A pesquisa-ação utilizou entrevistas com gestoras de instituições que possuem espaços verdes semelhantes, mostrando o potencial desses ambientes para o ensino da flora amazônica e a sensibilização ambiental.

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Biografia do Autor

Willian da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Univversidade do Estado do Pará.

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Neurociência e Biologia Celular. Atualmente Docente da Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais. Atua na linha de pesquisa da Educação e metodologias ativas. Assim como, na neurofisiologua visual.

Jonathans Paiva Sichineli, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará

Julyana Carvalho Kluck Silva, Universidade do Estado do Amapá

Formada em Engenharia de produção. Especialista em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva. Mestra em Ciências Ambientais. Atualmente docente da Universidade do Estado do Amapá, atuando em gerenciamento de produção e educação em parceria com a Universidade do Estado do Pará.

Mírian Rosa Pereira, Universidade do Estado do Pará

Pedagoga. Doutoranda em Educação - PPGE/UFAM. Mestre em Educação - PPGED/UFPA. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual Ignácio Baptista Moura, da Prefeitura Municipal de Marabá.

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Publicado

18.06.2025

Como Citar

da Silva, W., Medeiros Gonçalves de Loureiro, T., Paiva Sichineli, J., Carvalho Kluck Silva, J., & Rosa Pereira, M. (2025). Ecobosque como espelho: promovendo espaços não-formais na educação. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.21980

Edição

Seção

Fluxo contínuo