Plantas, artes e afetos

sementes para educações ambientais outras

Authors

  • Mayra Velloso Correa Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-4866-675X
  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19762

Keywords:

Weed ecologies, Cultural Studies, Multispecies Studies

Abstract

This research aimed to explore connections between plants, art and education through experimentation workshops at school, seeking to investigate how the narratives that emerge from these encounters help to sow other worlds to coexist and enhance our modes of existence in order to face difficult times that emerge. Through the workshops developed in this research, it was possible to activate a closer look at the life that pulses in the city and, through art, create and think about detours that take us through the present time in a more attentive and inventive way. Which narratives germinate from subject encounters with plants through experimentation? Here, we seek to pave the way for new changes to think about environmental education at school, in order to give rise to other narratives that tell new stories about our relationships with other beings and the environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mayra Velloso Correa, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do grupo de pesquisa Entre-mundos: ecologias, pedagogias, culturas. 

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Professora associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação em Ciências e Biologia. Coordenadora do grupo de pesquisa Entre-mundos: ecologias, pedagogias, culturas.

References

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Cultura e formação de professores: a cultura na formação de professores. In: MENDONÇA, Rosa Helena et al. (Orgs). Formação cultural de professores. Salto para o futuro, 2010. p. 14-21.

ALMEIDA, Lysia da Silva; ALVIM, Davis Moreira; MAÇÃO, Izabel Rizzi. Oficinas artísticas na periferia: práticas educativas para aprender e afetar o corpo coletivo. In: CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. (Orgs.) Currículo e estética da arte de educar, Vitória: Editora CRV, 2020. p. 365-386.

BORJA, Beatriz França; AMARAL, Marise Basso. “Lotes vagos”: ensaios sobre arte e botânica. 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, Canoas, 2017.

BRITOS, Anai G. Vera. Manifesto de uma erva daninha. In: BRITOS, Anai G. Vera; CHIZZOLINI, Bianca Barbosa; PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes. Verdejar ante a ruína, escritos para cultivar novos mundos, São Paulo: Creative Commons, 2021. p. 16-26.

CHAVES, Silvia Nogueira. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, Marcia Serra et al. (Orgs). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 99-105.

ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Quando “as coisas” ganham vida: ensinando biologia pela arte. Vidas que ensinam o ensino da vida. In: FERREIRA, Marcia Serra et al. (Orgs). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 149-162.

FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Revista do Centro de Educação UFSM. Santa Maria, v. 45. 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435041

FONSECA, Fabíola; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. Residências artísticas e currículo-experimentação: como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo? Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 26, n. 58, p. 11-31, 2021. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1592

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 5, p. 11–26, 2010. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol5.n1.p11-26

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das letras. 1ª edição, São Paulo. 2019.

KRENAK, Ailton. As alianças afetivas. Entrevista concedida a Pedro Cesarino. In: RJEILLE, Isabella, VOLZ, Jochen. (Orgs.) 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Dias de Estudo. Pesquisas para a 32ª Bienal em Santiago, Chile; Acra, Gana; Lamas, Peru; Cuiabá e São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. p. 169-184, 2016.

OLIVEIRA, Joana Cabral; AMOROSO, Marta; LIMA, Ana Gabriela Morim; SHIRATORI, Karen; MARRAS, Stelio, EMPERAIRE, Laure (Orgs.). Vozes vegetais – diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

PEREIRA, Thais Fernandes. Estudos Multiespécies: uma breve análise da teoria e de suas aplicações. Revista Ensaios, v. 13, São Paulo, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/re.v13i0.40125

PREVE, Ana Maria Hoepers. Geografias, Imagens e Educação: Experiências. Entre-Lugar, Dourado, MS, p. 49-66, ano 4, n. 7, 2013.

PREVE, Ana Maria Hoepers. Pequenas composições com plantas, cacos e ideias para pensar o que (não) acontece. Revista ClimaCom, ano 9, n. 23, 2022.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. Como criar uma paisagem em ruínas? Deslocamentos, desconstruções e a insistência de pensar a Educação Ambiental no Antropoceno. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 19-38, 2019. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p19-38

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini.; MARTINS, Daniel Ganzarolli. Corpos-ecos-ecologias pelas ruas da cidade. Espacios Transnacionales, p. 40-50, 2020.

SÜSSEKIND, Felipe. Sobre a vida multiespécie. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 159-178, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p159-178

VAN DOOREN, Thom; KIRKSEY, Eben; MÜNSTER, Ursula. Estudos multiespécies: cultivando artes de atentividade. Trad. Susana Oliveira Dias. Revista ClimaCom. ano 3, n. 7, p. 39-66, 2016. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/estudos-multiespecies-cultivando-artes-de-atentividade/.

WUNDER, Alik. O mundo das plantas Kariri-xocó: criações poéticas e fotográficas com o grupo Sabuká. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande. Dossiê Temático Imagens: resistências e criações cotidianas. p. 28-42, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11405

Published

2023-10-27

How to Cite

Velloso Correa, M., & Vicentini de Sampaio, S. M. (2023). Plantas, artes e afetos: sementes para educações ambientais outras. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19762

Issue

Section

Fluxo contínuo