Plantas, artes e afetos

sementes para educações ambientais outras

Auteurs

  • Mayra Velloso Correa Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-4866-675X
  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19762

Mots-clés :

Ecologias daninhas, Estudos culturais, Estudos multiespécies

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo explorar conexões entre plantas, arte e educação através de oficinas de experimentação na escola, procurando investigar de que forma as narrativas que emergem desses encontros ajudam a semear outros mundos para coexistir e potencializar nossos modos de existência para enfrentar os tempos difíceis que emergem. Através das oficinas elaboradas nesta pesquisa, foi possível ativar um olhar atento à vida que pulsa na cidade e, por meio da arte, criar e pensar em desvios que nos levem a atravessar o tempo presente de maneira mais atenta e inventiva. Que narrativas germinam a partir de encontros entre  sujeitos e  plantas através da experimentação? Aqui, procuramos abrir caminhos a novos deslocamentos para se pensar a educação ambiental na escola, no sentido de fazer brotar narrativas outras que contem novas histórias sobre as relações que cultivamos com outros seres e com o ambiente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mayra Velloso Correa, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do grupo de pesquisa Entre-mundos: ecologias, pedagogias, culturas. 

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Professora associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação em Ciências e Biologia. Coordenadora do grupo de pesquisa Entre-mundos: ecologias, pedagogias, culturas.

Références

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Cultura e formação de professores: a cultura na formação de professores. In: MENDONÇA, Rosa Helena et al. (Orgs). Formação cultural de professores. Salto para o futuro, 2010. p. 14-21.

ALMEIDA, Lysia da Silva; ALVIM, Davis Moreira; MAÇÃO, Izabel Rizzi. Oficinas artísticas na periferia: práticas educativas para aprender e afetar o corpo coletivo. In: CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. (Orgs.) Currículo e estética da arte de educar, Vitória: Editora CRV, 2020. p. 365-386.

BORJA, Beatriz França; AMARAL, Marise Basso. “Lotes vagos”: ensaios sobre arte e botânica. 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, Canoas, 2017.

BRITOS, Anai G. Vera. Manifesto de uma erva daninha. In: BRITOS, Anai G. Vera; CHIZZOLINI, Bianca Barbosa; PITOMBO, Rafaela Coelho de Moraes. Verdejar ante a ruína, escritos para cultivar novos mundos, São Paulo: Creative Commons, 2021. p. 16-26.

CHAVES, Silvia Nogueira. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, Marcia Serra et al. (Orgs). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 99-105.

ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Quando “as coisas” ganham vida: ensinando biologia pela arte. Vidas que ensinam o ensino da vida. In: FERREIRA, Marcia Serra et al. (Orgs). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 149-162.

FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Revista do Centro de Educação UFSM. Santa Maria, v. 45. 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644435041

FONSECA, Fabíola; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues. Residências artísticas e currículo-experimentação: como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo? Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 26, n. 58, p. 11-31, 2021. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1592

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 5, p. 11–26, 2010. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol5.n1.p11-26

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das letras. 1ª edição, São Paulo. 2019.

KRENAK, Ailton. As alianças afetivas. Entrevista concedida a Pedro Cesarino. In: RJEILLE, Isabella, VOLZ, Jochen. (Orgs.) 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Dias de Estudo. Pesquisas para a 32ª Bienal em Santiago, Chile; Acra, Gana; Lamas, Peru; Cuiabá e São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. p. 169-184, 2016.

OLIVEIRA, Joana Cabral; AMOROSO, Marta; LIMA, Ana Gabriela Morim; SHIRATORI, Karen; MARRAS, Stelio, EMPERAIRE, Laure (Orgs.). Vozes vegetais – diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

PEREIRA, Thais Fernandes. Estudos Multiespécies: uma breve análise da teoria e de suas aplicações. Revista Ensaios, v. 13, São Paulo, 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/re.v13i0.40125

PREVE, Ana Maria Hoepers. Geografias, Imagens e Educação: Experiências. Entre-Lugar, Dourado, MS, p. 49-66, ano 4, n. 7, 2013.

PREVE, Ana Maria Hoepers. Pequenas composições com plantas, cacos e ideias para pensar o que (não) acontece. Revista ClimaCom, ano 9, n. 23, 2022.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. Como criar uma paisagem em ruínas? Deslocamentos, desconstruções e a insistência de pensar a Educação Ambiental no Antropoceno. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, p. 19-38, 2019. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p19-38

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini.; MARTINS, Daniel Ganzarolli. Corpos-ecos-ecologias pelas ruas da cidade. Espacios Transnacionales, p. 40-50, 2020.

SÜSSEKIND, Felipe. Sobre a vida multiespécie. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 159-178, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p159-178

VAN DOOREN, Thom; KIRKSEY, Eben; MÜNSTER, Ursula. Estudos multiespécies: cultivando artes de atentividade. Trad. Susana Oliveira Dias. Revista ClimaCom. ano 3, n. 7, p. 39-66, 2016. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/estudos-multiespecies-cultivando-artes-de-atentividade/.

WUNDER, Alik. O mundo das plantas Kariri-xocó: criações poéticas e fotográficas com o grupo Sabuká. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande. Dossiê Temático Imagens: resistências e criações cotidianas. p. 28-42, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11405

Publiée

2023-10-27

Comment citer

Velloso Correa, M., & Vicentini de Sampaio, S. M. (2023). Plantas, artes e afetos: sementes para educações ambientais outras. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19762

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo