Tendencias de la Educación Ambiental en la Enseñanza de la Ciencia y la Biología: un análisis de los eventos ENEBIO y EREBIO / SUL
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15274Palabras clave:
Práticas pedagógicas. Ensino. Meio Ambiente., Pedagogy practices. Teaching. Environment., Prácticas pedagógicas. Enseño. Medio ambienteResumen
La presente investigación tubo por finalidad analizar los trabajos publicados en los anales de dos eventos de Enseño de la Biología, observando cuáles fueron las prácticas pedagógicas desarrolladas con la Educación Ambiental. La investigación se basó en una investigación cualitativa en Educación y para ello se utilizó el Análisis de Contenido. Así, a partir del análisis de artículos sobre EA de los dos eventos, señalamos que la EA es un tema crucial, que merece la atención de todos los segmentos de la sociedad. Los docentes e investigadores del área de Enseño de Ciencias y Biología están desarrollando diferentes prácticas en diferentes niveles educativos, con el objetivo de promover la sensibilización y la concientización de los estudiantes.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2012.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬. Ministério da Educação. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental –PNEA e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm>. Acesso em: 22 de Nov. de 2020.
CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELÍCIO, Ana Karina C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p. 47-60, 2003.
FERREIRA, Letícia dos Santos Sousa et al. A educação ambiental por meio da literatura de cordel no ensino do lixo e meio ambiente. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2018. Anais Eletrônicos. Belém-PA. 2018, p. 637- 647. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais/>. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
GALIAZZI, Maria do Carmo; GONÇALVES, Fábio Peres. A natureza pedagógica das atividades experimentais: uma pesquisa no curso de Licenciatura em Química. Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 326 - 331, 2004. Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2004/vol27n2/26-ED02257.pdf>. Acesso em: 22 de Nov de 2020.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.
MARTINS, Angélica Tomé. Práticas Educacionais de Educação Ambiental na Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, IX., Santa Maria, Anais Eletrônicos. Santa Maria: UFSM, 2019. p. 496-503. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais-erebio/>. Acesso em: 22 de Nov. de 2020.
NASCIMENTO, Lucilene Lima Aparecida; MATOS, Melo Eliane de; BOMFIM, Maia Alexandre do. Educação ambiental crítica na educação infantil: um espaço promissor. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia.2014. Niterói- RJ. Anais. 2014, p. 1583- 1592. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais/>. Acesso em: 22 de Dez de 2020.
NOLÊTO, Humberto; LEITE, Raquel Maia Crosara; GALLÃO, Maria Izabel. Educação ambiental e manguezais: a percepção de alunos de uma escola pública de ensino médio em Aquiraz. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2014. Anais Eletrônicos. Niterói- RJ, 2014, p 75-85. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais/>. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
PAZDA, Ana Karla; MORALES, Angélica Gois Müller; HINSCHING, Maria Aparecida de Oliveira. Jogo didático no processo de Educação Ambiental: auxílio pedagógico para professores. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.
PEREIRA, Leandro Corrêa; MEDEIROS, Diojanea Glaucia; GUILHERME, Cristina Betânia. Educação Ambiental: trabalhando a pedagogia dos 5 R’S e sua aplicabilidade na prática educativa no colégio barra de Santa Rosa – PB. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia e IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010, Fortaleza-CE, Anais Eletrônicos. Disponível em: < https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-3/>. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
PEREIRA, Boscolli Barbosa; RODRIGUES, Fernanda dos Santos Fernandes; SANTOS, Prado Sandro. Educação ambiental e educação para saúde relacionadas em uma atividade experimental investigativa. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia e IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010. Fortaleza-CE. Anais Eletrônicos. Fortaleza-CE. Disponível em: < https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-3/>. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Pedro, Silvino, DUARTE, Antônia Eliene; BRITO, Andréia, Matos; BARROS, Luiz, Marivando; BARBOSA, Josafá Justino. LIMA, Filipe, Carvalho Gutierre de. O conceito de lixo e sua relação com a Educação Ambiental escolar. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. Goiânia-GO. Anais. Goiânia-GO.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental, São Paulo: Brasilienses, 2012.
RIBEIRO, Lidiane Costa; PEREIRA, Denílson Diniz. A utilização de jogos didáticos na Educação Ambiental. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia e IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010. Fortaleza-CE. Anais Eletrônicos. Fortaleza-CE. Disponível em: < https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-3/> Acesso em: 22 de Dez de 2020.
ROCHA, Aurea Pinheiro; SALOMÃO, Rocha Simone; ARAÚJO, Joel de. Diálogo entre ensino de ciências e EA na construção de uma horta escolar. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia e IV Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010. Fortaleza-CE. Anais Eletrônicos. Fortaleza-CE. Disponível em: https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-3/. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Solange Aparecida Delfina; ADAME, Alcione. Uma Visão Interdisciplinar da Realidade: Inclusão da Educação Ambiental nas Escolas Estaduais e Municipais no Município de Juína Estado de Mato Grosso. Revista Iurisprudentia, v. 2, n. 4, 2013.
RODRIGUES Alencar Kezia keithy. VIEIRA Marinho Pabline. Bioquímica e sua interface com a Educação Ambiental: reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. Goiânia-GO. Anais. Goiânia-GO.
SATO, Michele. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2004.
SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.
SANTOS, Eliane Gonçalves dos; PASINI, Margiéli; RUDEK, Karine. Reflexões sobre o uso da mídia cinematográfica no Ensino de Ciências e Biologia nos ENEBIO. In: Encontro nacional de ensino de biologia, 2005-2012. Anais Eletrônicos, 2015.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Priscilla Carmona dos; ARROIO, Agnaldo. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências nos ENPECs entre 1997 e 2007. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 1-12, 2009.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Roberta Janaina. O ensino de ciências e o meio ambiente: uma análise do uso de recursos midiáticos sobre a temática ambiental. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2014. Anais Eletrônicos. Niterói- RJ. 2014, p 1920-1929. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais/>. Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
SILVA, Karen Caroline Nascimento Rodrigues da; VICTER, Eline das Flores. O Uso De Materiais Didáticos No Processo De Ensino-aprendizagem. São Paulo, 2016.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Rosana Ferreira Louro; BOLHETO, Melissa Cruz; BENTO, Carolina Adriane. Educação ambiental e engajamento em uma universidade pública: investigando um processo de formação participativa. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2016. Anais Eletrônicos. Maringá- PR. 2016, p. 4491- 4501. Disponível em: < https://sbenbio.org.br/categoria/anais/> Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, Maciel André; JUNIOR, Nascimento Fernandes Antônio. A educação ambiental crítica na escola pública: uma experiência do Pibid de biologia para a formação de professores. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2014. Anais Eletrônicos. Niterói- RJ. 2014, p 2786-2787. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/categoria/anais/>. Acesso em: 22 de Dez de 2020.
_________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬, José Adailton et al. A urbanização no mundo contemporâneo e os problemas ambientais. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, v. 2, n. 2, p. 197-207, 27 out. 2014.
SORRENTINO Marcos. TRAJBER Raquel. MENDONÇA Patrícia. JUNIOR Ferrato Antônio Luiz. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, 285-299.
SOUSA, Marcos Gomes de. A Importância da Extensão Universitária para o Processo de Formação Inicial em Geografia. Revista Form@ re-Parfor/UFPI, v. 8, n. 1, 2020.
SOUZA, Mariana Cristina Cunha. Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (REVBEA), v. 9, n. 2, p. 239-253, 2014.
TILBURY, Daniella. Ensino superior para a sustentabilidade: uma visão global de compromisso e progresso. O ensino superior no mundo, v. 4, n. 1, pág. 18-28, 2011.
VISITAÇÃO, Maiane Souza; CAVALCANTE, Ludmila Holanda Oliveira. A educação ambiental e licenciandos de Ciências Biológicas da UEFS: entre conjecturas e certezas. In: III Encontro Nacional de Ensino de Biologia e IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2010. Fortaleza-CE. Anais Eletrônicos. Fortaleza-CE. Disponível em: <https://sbenbio.org.br/revistas/revista-sbenbio-edicao-3/> Acesso em: 22 de Dez. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).