Tendencias de la Educación Ambiental en la Enseñanza de la Ciencia y la Biología: un análisis de los eventos ENEBIO y EREBIO / SUL

Autores/as

  • Laura Souza Flores Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8018-3331

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15274

Palabras clave:

Práticas pedagógicas. Ensino. Meio Ambiente., Pedagogy practices. Teaching. Environment., Prácticas pedagógicas. Enseño. Medio ambiente

Resumen

La presente investigación tubo por finalidad analizar los trabajos publicados en los anales de dos eventos de Enseño de la Biología, observando cuáles fueron las prácticas pedagógicas desarrolladas con la Educación Ambiental. La investigación se basó en una investigación cualitativa en Educación y para ello se utilizó el Análisis de Contenido. Así, a partir del análisis de artículos sobre EA de los dos eventos, señalamos que la EA es un tema crucial, que merece la atención de todos los segmentos de la sociedad. Los docentes e investigadores del área de Enseño de Ciencias y Biología están desarrollando diferentes prácticas en diferentes niveles educativos, con el objetivo de promover la sensibilización y la concientización de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Laura Souza Flores, Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. De 2018 a 2020 atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica (Capes). Participei como bolsista voluntária do Projeto de Pesquisa Tendências e Perspectivas para Educação em Saúde no Ensino de Ciências e na Formação de Professores. Participante do Projeto de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Atualmente bolsista PIBIC-CNPq com a pesquisa Contribuições Do Programa Residência Pedagógica Na Formação De Professores De Ciências Da Natureza.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

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Publicado

2022-06-27

Cómo citar

Souza Flores, L., & Gonçalves dos Santos, E. . (2022). Tendencias de la Educación Ambiental en la Enseñanza de la Ciencia y la Biología: un análisis de los eventos ENEBIO y EREBIO / SUL. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1–12. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15274