Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual

reflexões a partir da prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18104

Palabras clave:

Educação ambiental crítica, Pedagogia freiriana, Educação a distância

Resumen

Este artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência.

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Biografía del autor/a

Sheila Ceccon, ONG formigas-de-embaúba

Engenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa-Itália, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo Instituto de Geociências da UNICAMP-SP. Atua na área de meio ambiente e educação.  Foi por 9 anos responsável pela dimensão socioambiental das assessorias e projetos desenvolvidos pelo Instituto Paulo Freire e o representa até o momento nos Conselhos Internacionais do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Educação.  É coordenadora de educação ambiental a distância na ONG formigas-de-embaúba.

Citas

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989

FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000-a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e outros escritos. São Paulo:UNESP, 2000-b

Publicado

2022-09-07

Cómo citar

Sheila Ceccon. (2022). Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–13. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18104

Número

Sección

Paulo Freire e Educação Ambiental