Educação ambiental e BNCC

uma análise dos estudos publicados

Autores/as

  • Bruna Aparecida Silva de Aquino Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Iared Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18244

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Políticas públicas em educação ambiental, Revisão bibliográfica, Escolas

Resumen

A educação ambiental se consolida no currículo em 1998, com a aprovação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, em 2017 ocorre a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual a educação ambiental se restringe a uma nota de rodapé. O presente trabalho buscou analisar as produções de artigos científicos que tratem do tema da educação ambiental na BNCC. Para tanto, foram realizadas buscas em cinco periódicos nacionais de educação ambiental e em uma base de dados. Após leitura flutuante e análise de conteúdo dos artigos selecionados, emergiram cinco categorias: retrocesso em relação à elaboração da Base; silenciamento da educação ambiental no documento e nas políticas públicas; superficialidade e fragmentação da educação ambiental; formação de professores e a educação ambiental com uma visão exploratória. Os estudos publicados reforçam o desmonte de políticas socioambientais e abordam os desafios que a educação ambiental enfrenta após a publicação da BNCC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, G. de S.; OLIVEIRA, C. T. de. Educação Ambiental na Base Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Seção especial, Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 323-335, jan/abr. 2020.

BEHREND, D. M.; COUSIN, C. da S.; GALIAZZI, M. do C. Base Nacional Comum Curricular: o que se mostra de referência à educação ambiental?. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 74–89, 2018.

BENSUSAN, N. Em um mundo de Janus cegos: ciência, pandemia e biodiversidade.

BITTENCOURT, M. F.; CARMO, E. M. A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 38, n. 2, p. 200–216, 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: 14 out. 2022.

BRASIL. Lei n°9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambienatal. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras proividências. Brasília: Casa Civil, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 15 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacionbal de Educação e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 14 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 14 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Brasília: MEC, 1992. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf>. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, R. O.; SIVERES, L.; CUNHA, C. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 610-630, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701991>. Acesso em: 15 out. 2022.

CARVALHO, M. B. da S.; OLIVEIRA, V. B. de. Revisão analítica dos desafios da Educação Ambiental no âmbito escolar em documentos oficiais e artigos relacionados. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 448–465, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12053/9013>. Acesso em: 15 out. 2022.

D’AVILA, E. C. P.; KAPLAN, L.; LAMOSA, R. Os referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas sobre políticas públicas de educação ambiental: articulando e aprofundando os conceitos de estado, sociedade civil e políticas públicas. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 85-105, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15128/11639>. Acesso em 15 out. 2022.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 60, Seção Especial - O desmonte socioambiental e as resistências..., p. 206-213, jul./dez. 2022. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/made/article/view/80365/4687>. Acesso em: 14 out. 2022.

FERREIRA, M. A. B.; SANTOS, B. C. de L. S. dos. As relações de criança, educação ambiental e natureza no discurso proposto da BNCC. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 62–73, 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/8424/546>. Acesso em: 15 out. 2022.

FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, p. 158-170, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/582. Acesso em: 15 out. 2022.

FRANCO, R. M; MELLO, E. M. B. A Educação Estético-ambiental na Base Nacional Comum Curricular: olhares críticos para silenciamentos intencionais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 27, n. 1, p. 1–31, 2022. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/14240/9727>. Acesso em: 15 out. 2022.

FRIZZO, T. C. E.; CARVALHO, I. C. de M. Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, n. 1, p. 115–127, 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8567>. Acesso em: 15 out. 2022.

GIFFONI-PINTO, R.; MALERBA, J. A política (anti)ambiental nos Estados Unidos e no Brasil: uma análise comparativa. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 60, Seção especial – O desmonte socioambiental e as resistências..., p. 143-166, jul./dez, 2022. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/made/article/view/80062/4687>. Acesso em 15 out., 2022.

GRANDISOLI, E.; CURVELO, E. C.; NEIMAN, Z. Políticas públicas de Educação Ambiental: História, formação e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 321–347, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12811/9006>. Acesso em: 15 out. 2022.

LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, C. P. de; ASSUNÇÃO, V. K. de. Educação ambiental na educação básica: um olhar para as dificuldades enfrentadas por professores de uma escola pública de Urussanga (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 202-219, 202. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10798/8308>. Acesso em: 15 out. 2022.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.

MONTINI, F.; PADUA, S. M.; SOUZA, M. da G. de; NEIMAN, Z. O cenário da Educação Ambiental no ensino de ciências da natureza a partir da Base Nacional Comum Curricular: análises críticas e contribuições pedagógicas à luz da Teoria da Complexidade. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 39, n. 2, p. 32–57, 2022. Disponivel em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/14163/9789>. Acesso em: 15 out. 2022.

NEPOMUCENO, A. L. de O.; MODESTO, M. A.; FONSECA, M. R.; SANTOS, H. C. dos A. O não lugar da formação ambiental na educação básica: reflexões à luz da BNCC e da BNC-formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, [s.n.], p. 1-14, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26552/29131>. Acesso em 15 out. 2022.

OLIVEIRA, A. D. de; SILVA, A. P. da; MENEZES, A. J. de S.; CAMACAM, L. P.; OLIVEIRA, R. R. de. A Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: os retrocessos no âmbito educacional. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 5, p. 328–341, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11215/8839>. Acesso em: 15 out. 2022.

OLIVEIRA, L. de; NEIMAN, Z. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 36–52, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10474/7735>. Acesso em: 15 out. 2022.

REIS, F. H. C. S.; CABRAL, W. R.; SILVA, F. A. M.; RÊGO, A. S.; MIRANDA, R. de C. M. A Educação Ambiental segundo os documentos norteadores: um estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 45–59, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13040/9568>. Acesso em: 15 out. 2022.

ROSA, A. V.; SORRENTINO, M.; RAYMUNDO, M. H. A. (Orgs.). Dossiê Desmonte das Políticas Públicas de Educação Ambiental na gestão do Governo Federal: 2019-2022. Brasília: EA Resiste, 2022.

SILVA, E. G. da; SILVA, T. G. da; MELO, M. P. de; RAMIRO, C. H. L.; MOURÃO, A. R. B. A exploração do capital na Amazônia e a abordagem da Educação Ambiental nos documentos curriculares nacionais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 25–44, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13166/9567>. Acesso em 15 out. 2022.

SILVA, S. do N.; LOUREIRO, C. F. B. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, [s.n.], p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/pnkHjbvq7Q65L6Y6HJZQsgg/?lang=pt>. Acesso em: 15 out. 2022.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO-JUNIOR, L. A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, mai./ago. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/WMXKtTbHxzVcgFmRybWtKrr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 15 out. 2022.

SOUZA, J. DE B. DE, MOURA-FÉ, M. M. DE, BRASIL, M. V. DE O., NADAE, J. DE; PINHEIRO, M. V. DE A. As dimensões do desenvolvimento sustentável e suas implicações na educação ambiental no ensino médio integrado à educação profissional. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 5, p. 89-108, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10553/7911>. Acesso em: 15 out. 2022.

SPAZZIANI, M. L.; MACEDO, B. S. Política pública e educação ambiental: possibilidades e dificuldades na agenda 21 escolar. In: SORRENTINO, M. (Org.). Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. Curitiba: Appris, 2013. p. 433-450.

TEIXEIRA, L. C. T.; SILVA, M. M. T. da; AZEVEDO, A. D. M. de. A Educação Ambiental e os documentos oficiais da educação básica: uma abordagem interdisciplinar à luz da BNCC. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 425–445, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12688/9863>. Acesso em: 15 out. 2022.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.R. (Orgs.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: MEC/SECAD/UNESCO, 2007.

VIEIRA, S. R.; CAMPOS, M. A. T. Contribuições do debate sobre avaliação de políticas públicas para o campo da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 248–258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10486/8397>. Acesso em: 15 out. 2022.

Publicado

2023-10-27

Cómo citar

Aparecida Silva de Aquino, B., & Iared, V. (2023). Educação ambiental e BNCC: uma análise dos estudos publicados. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18244

Número

Sección

Fluxo contínuo