Educação ambiental e BNCC

uma análise dos estudos publicados

Auteurs

  • Bruna Aparecida Silva de Aquino Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Iared Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18244

Mots-clés :

Base Nacional Comum Curricular, Políticas públicas em educação ambiental, Revisão bibliográfica, Escolas

Résumé

A educação ambiental se consolida no currículo em 1998, com a aprovação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no entanto, em 2017 ocorre a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual a educação ambiental se restringe a uma nota de rodapé. O presente trabalho buscou analisar as produções de artigos científicos que tratem do tema da educação ambiental na BNCC. Para tanto, foram realizadas buscas em cinco periódicos nacionais de educação ambiental e em uma base de dados. Após leitura flutuante e análise de conteúdo dos artigos selecionados, emergiram cinco categorias: retrocesso em relação à elaboração da Base; silenciamento da educação ambiental no documento e nas políticas públicas; superficialidade e fragmentação da educação ambiental; formação de professores e a educação ambiental com uma visão exploratória. Os estudos publicados reforçam o desmonte de políticas socioambientais e abordam os desafios que a educação ambiental enfrenta após a publicação da BNCC.

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Publiée

2023-10-27

Comment citer

Aparecida Silva de Aquino, B., & Iared, V. (2023). Educação ambiental e BNCC: uma análise dos estudos publicados. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.18244

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo