Escritas e traçados de experiências na Amazônia
contribuições para formação de educadores ambientais
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19717Mots-clés :
Desenhos, Narrativas, Trilhas interpretativasRésumé
As trilhas interpretativas podem fazer parte de processos formativos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os significados atribuídos às experiências de educadores ambientais em uma trilha sinalizada na Amazônia. Para isso, realizamos uma atividade em uma trilha com cinco educadores ambientais na Floresta Nacional de Carajás (Pará). Após o percurso da trilha os participantes produziram textos e desenhos sobre suas vivências. Os textos foram analisados a partir da análise do discurso e os desenhos através de uma adaptação da análise de redes sistêmicas. Como resultados, identificamos diferentes relações dos sujeitos com o território: (i) posicionamentos de integração e afastamento com a natureza; (ii) relação significativa das experiências dos sujeitos com a trilha e com uma placa de sinalização; (iii) sensopercepção como caminho de afetividade e; (iv) presença de discursos na relação indivíduo-coletivo. As relações de pertencimento e de valorização coletiva identificadas contribuem para participação social e outras relações ser humano~natureza.
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