Escritas e traçados de experiências na Amazônia

contribuições para formação de educadores ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19717

Palavras-chave:

Desenhos, Narrativas, Trilhas interpretativas

Resumo

As trilhas interpretativas podem fazer parte de processos formativos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os significados atribuídos às experiências de educadores ambientais em uma trilha sinalizada na Amazônia. Para isso, realizamos uma atividade em uma trilha com cinco educadores ambientais na Floresta Nacional de Carajás (Pará). Após o percurso da trilha os participantes produziram textos e desenhos sobre suas vivências. Os textos foram analisados a partir da análise do discurso e os desenhos através de uma adaptação da análise de redes sistêmicas. Como resultados, identificamos diferentes relações dos sujeitos com o território: (i) posicionamentos de integração e afastamento com a natureza; (ii) relação significativa das experiências dos sujeitos com a trilha e com uma placa de sinalização; (iii) sensopercepção como caminho de afetividade e; (iv) presença de discursos na relação indivíduo-coletivo. As relações de pertencimento e de valorização coletiva identificadas contribuem para participação social e outras relações ser humano~natureza.

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Biografia do Autor

Carolina Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES/UFRJ, doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES/UFRJ e pesquisadora no Laboratório de Limnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tainá Figueroa Figueiredo , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bacharel em Ciências Ambientais (UNIRIO), Licenciada em Biologia (UNIRIO), Mestra em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), doutoranda em Educação em Ciências e Saúde no Instituto NUTES/UFRJ e pesquisadora no Laboratório de Limnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rhuan Paulo Araujo Figueiredo de Sousa , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Educador, licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ, com experiência na educação básica. Atualmente, cursa a graduação de Bacharel em Ecologia pela UFRJ.

Reinaldo Luiz Bozelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Ecologia e Recursos Naturais também pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Instituto Max-Planck de Limnologia, em Ploen, Alemanha. Professor Titular do Departamento de Ecologia da UFRJ.

Laísa Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya. Professora Associada da UFRJ.

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Publicado

27.10.2023 — Atualizado em 27.10.2023

Como Citar

Andrade, C., Figueroa Figueiredo , T., Araujo Figueiredo de Sousa , R. P., Bozelli, R. L., & Freire, L. (2023). Escritas e traçados de experiências na Amazônia: contribuições para formação de educadores ambientais. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19717

Edição

Seção

Fluxo contínuo