Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil

Autores

  • Isaura Lays Sá Fernandes de Souza Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED). Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil
  • Suzana Santos Libardi Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13607

Palavras-chave:

Participação. Criança. Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender se/como ocorre a participação de crianças no cotidiano da Educação Infantil, a partir de estudo de caso numa pré-escola localizada no Sertão de Alagoas. Foram realizadas observação participante e algumas atividades pedagógicas com crianças no ambiente educativo. Uma turma do Jardim I foi envolvida na pesquisa, com 24 crianças na faixa de quatro a cinco anos de idade. As análises dos relatórios de campo refletem o fenômeno da participação de crianças no contexto estudado. Apresentamos as formas pelas quais as crianças agem criativamente e tomam posse do local e da dinâmica em que estão inseridas. São relatadas cenas do cotidiano infantil que nos permitiram pensar analiticamente sobre participação. Observamos que a ação das crianças depende muito do olhar do adulto, pois ele é quem ocupa o papel de prevê-la no processo de ensino e aprendizagem e/ou de, ocasionalmente, não a reconhecer.

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Biografia do Autor

Isaura Lays Sá Fernandes de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED). Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil

Pós-graduação lato sensu (em andamento), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); pós-graduação lato sensu (em andamento), Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED) – Alagoas – Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8919-8775   

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

Doutorado em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão – Brasil; Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Diversidades e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL).

ORCID do autor 2: https://orcid.org/0000-0002-2185-6786   

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Souza, I. L. S. F. de ., & Libardi, S. S. (2021). Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil: . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13607

Edição

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