Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano

percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga

Autores

  • CORREIA, J. A. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. Brasil
  • ABÍLIO, F. J. P. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13560

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção ambiental. Semiárido. Bioma Caatinga.

Resumo

A Caatinga encontra-se entre os biomas que mais sofrem mudanças devido à intervenção humana. Nesse sentido, a educação ambiental, pode contribuir de significativamente para a formação de sujeitos críticos e atuantes. Todavia, é necessário conhecer as percepções ambientais para a potencial otimização do processo educativo. Diane disso, a partir de uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a presente pesquisa objetivou diagnosticar percepções ambientais prévias de 30 discentes da 1ª e 2ª série do ensino médio em uma escola pública situanda Caatinga paraibana. Os dados foram coletados  por meio de um questionário, categorizados de acordo com a análise de conteúdo. A maioria dos alunos apresenta: uma perespecgtiva onde o homem e natureza estão dissociados, dificuldade em formular os conceitos de preservação, conservação ambiental e ecologia todavia, demonstram conhecer representantes da fauna e flora. A partir do reconhecimento das demandas dos educandos pode-se contextualizar os processos educativos para a região.

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Publicado

12.12.2020

Como Citar

Aquino Correia, J., & José Pegado Abílio, F. . (2020). Educação ambiental escolar para o semiárido paraibano: percepções ambientais dos educandos de uma escola pública na Caatinga. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13560