Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19108

Palavras-chave:

Materiais didáticos. Abordagem metodológica. Meio ambiente

Resumo

Este estudo descreve com base em uma revisão sistemática da literatura a importância do uso de materiais didáticos para o ensino de educação ambiental. Tem como objetivo analisar e discutir a exiguidade e relevância que os materiais didáticos exercem no processo ensino-aprendizagem de educação ambiental a partir da análise de dissertações e teses da CAPES e da BDTD. Os procedimentos da revisão sistemática permitiram selecionar, entre os anos de 2012 à 2022, quatro trabalhos que atendiam os objetivos da pesquisa. Mediante análise, verificou-se que o uso de materiais didáticos, possibilita maior engajamento dos alunos, conduzindo a uma aprendizagem significativa, quanto aos professores, as aulas tornar-se práticas e contextualizadas. Assim, percebeu-se que a inópia de materiais didáticos está vinculada a sobrecarga de trabalho e carência de qualificação dos profissionais, mesmo sendo caracterizado como instrumento motivador da aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor na sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Felipe Augusto Marques de Freitas , Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Graduado em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela UERN. Membro nos grupos de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas e no Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Ensino de Ciências Exatas - GPIECE, do(a) Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID de 2018 -2020 ). Atualmente bolsista CAPES

Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Professora Adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Campus de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, água produzida, aplicação na indústria do petróleo, hidroquímica, campos maduros, petroquímica e biocombustíveis.

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Publicado

17.05.2024

Como Citar

Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Felipe Augusto Marques de Freitas, & Kytéria Sabina Lopes de Figueiredo. (2024). Materiais didáticos como recursos metodológico para o ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–31. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.19108

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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