Diálogos interculturais e pedagogias decoloniais em meio a problemas socioambientais
compreensão de natureza a partir de saberes e práticas tradicionais indígenas
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22534Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Interculturalidade Crítica, Perspectiva Decolonial, Saberes Ancestrais Kurâ-Bakairi, KrenakResumo
Diante da atual crise climática e dos desafios sociopolíticos e socioambientais, torna-se cada vez mais urgente promover uma Educação Ambiental Crítica fundamentada nos saberes e práticas ancestrais dos povos indígenas com o propósito de contribuir para o futuro da natureza e, consequentemente, da humanidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões que possibilitem o estabelecimento de interlocuções e diálogos interculturais a partir de cosmovisões e cosmopercepções ancestrais sobre a natureza, promovendo uma Educação Ambiental Crítica Intercultural e Decolonial na formação de professores de Ciências e Biologia. Essa abordagem visa a responder aos desafios ambientais contemporâneos e ao anseio por um futuro planetário essencialmente sustentável, considerando os contextos reais do Sul Global. Para isso, propõe-se um novo olhar sobre a natureza fundamentado na ancestralidade, nos saberes e conhecimentos tradicionais e na relação dos povos indígenas com o meio natural, destacando o encantamento e o respeito à natureza nos processos educativos por meio de pedagogias decoloniais.
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